TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação de um plano de negócios, que aborda as principais questões do processo empreendedor

Seminário: Iniciação de um plano de negócios, que aborda as principais questões do processo empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Seminário  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O trabalho a seguir apresenta uma iniciação de um plano de negócios, onde foram abordadas questões básicas do processo empreendedor.

Etapa 1

Passo 1

Estude individualmente o conteúdo dos capítulos 1 e 2 do PLT Empreendedorismo: transformando ideias em negócios, de autoria de Dornelas, que tratam de Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor.

Etapa 1

Passo 2

Analise cuidadosamente o conteúdo do quadro 2.3 Características dos empreendedores de sucesso e, em seguida, desenvolva individualmente o exercício de Auto avaliação de seu perfil empreendedor (Ambiente, Atitudes e Know-how), para promover uma reflexão sobre o que é ser empreendedor.

Discuta com seu grupo sobre a aprendizagem desses temas, enfatizando a diferença entre o administrador e o empreendedor, assim como dos resultados que cada integrante do grupo encontrou do exercício de auto avaliação.

Etapa 2

Passo 1

1. Analisar criticamente os capítulos 3 e 4 do PLT que tratam de Identificando Oportunidades I e II.

2. Pesquise sobre oportunidade de negócios em outras fontes de consulta disponíveis na biblioteca ou localizadas na Internet. Faça essa atividade individualmente, para somente depois discutir com seu grupo.

3. Reunir-se com a equipe e cada aluno deverá apresentar uma ideia que visualiza como uma oportunidade de um negócio de acordo com as pesquisas realizadas.

4. Façam um brainstorming*, com as apresentações das ideias e depois uma discussão e análise de cada oportunidade, ao final a equipe deve eleger aquela que será realizado o plano de negócio, ou seja, a ideia que tem mais viabilidade de dar certo.

2*. Tempestade de ideias - técnica de dinâmica de grupo, desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

NOTA: Nem todos os sites da internet são confiáveis. Quando for solicitada pesquisa da internet, para garantir a qualidade de sua aprendizagem, pesquise em sites de universidades, congressos, associações de classe, por exemplo, evitando sites como o Wikipédia, que por não se saber ao certo quem são os autores de seus textos, não é confiável, podendo levar os alunos a uma aprendizagem errada. Também, lembre-se: Google não é fonte, é ferramenta de busca, portanto não deve ser citado.

Etapa 2

Passo 2

Refletir que depois de formada a base conceitual necessária, é hora de o grupo começar a criação de um novo negócio, como se cada integrante do grupo fosse um sócio dessa empresa fictícia.

1. Em conjunto, dê início às definições do negócio a ser criado, decidindo sobre as seguintes questões da nova ideia (disponíveis no capítulo 3, tópico). Avaliando uma oportunidade):

Edna de Almeida Rodrigues

Pág.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com