TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação: Conceitos Gerais, Tipos e Papel do Empresário

Por:   •  22/7/2020  •  Ensaio  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

        

Disciplina: Economia da inovação

Professor: Jorge Gamarra

Inovação: Conceitos gerais, tipos e papel do empresário.

        Desenvolvimento econômico e inovação é um tema bastante presente na atualidade ao mesmo tempo que é atemporal, podendo ser observado desde períodos passados até os dias atuais e, provavelmente, será observado enquanto existir a sociedade. Nesse sentido, o presente ensaio visa realizar uma breve introdução sobre o conceito de inovação, segundo a teoria de Schumpeter (1911), apresentar os tipo e graus de inovação e destacar a importância do empresário no processo de inovação.

        Inicialmente, para que seja possível apresentar o conceito de inovação, segundo a abordagem teórica de Schumpeter, deve-se partir de um modelo de fluxo circular do sistema econômico, onde se tenha um Estado organizado comercialmente, no qual vigorem a propriedade privada, a divisão do trabalho e a livre concorrência, e em que uma economia se reproduz sem mudanças substanciais, com o mecanismo da troca econômica operando com grande precisão e visando sempre a satisfação da necessidade dos indivíduos.

        Dessa forma, a produção, que é a combinação de forças produtivas, se apresenta de forma estática, e o sistema econômico não se modificará arbitrariamente por iniciativa própria, mas estará sempre vinculado ao estado precedente dos negócios.

        A inovação é justamente o ciclo de alterações dessas combinações de forças produtivas, que gera desenvolvimento e leva a uma nova situação de equilíbrio diferente da anterior.

        Schumpeter, ao elaborar a teoria do desenvolvimento econômico, destacou o papel da empresa e dos empreendedores, abordou os aspectos técnicos, mercadológicos e organizacionais.

        De acordo com essa teoria, existem cinco tipos de inovação: introdução de um novo bem, introdução de um novo método, abertura de um novo mercado, conquista de uma nova fonte de matéria-prima e o aparecimento de uma nova estrutura de organização.

        Os tipos de inovação balizam as empresas, onde estas podem focar esforços para inovar em uma determinada ponto ou, ainda, utilizar-se de combinação de tipos a fim de tornar o processo de inovação mais objetivo.

        Já de acordo com professor Mario Salerno, da Poli-USP, podemos identificar 8 (oito) tipos de inovações, a saber: inovação de produto, de serviço, de processo produtivo, de organização, de modelo de negócio, de tecnologia, de logística e de marketing.

        Abaixo, veremos alguns exemplos de inovação por seu tipo:

        1- Inovação de produto: Quando um novo produto que surge no mercado, a exemplo computador “All-in-one”;

        2-  Inovação de serviço: Quando um novo serviço é oferecido ao cliente, como o surgimento de bancos digitais;

        3- Inovação de processo produtivo: Quando ocorrem mudanças na produção, visando otimizá-la, atingindo uma maior eficiência;

        4- Inovação de organização: Quando ocorre mudanças na organização do trabalho, com nova divisão de funções, a exemplo de linha de montagem de Ford;

        5- Inovação de modelo de negócio: Quando ocorrem estudos do mercado e informações técnicas antes de produção, como a determinação de público-alvo para novos produtos;

        6- Inovação de tecnologia: Quando se utiliza novas tecnologias em um negócio. Novamente, exemplo de bancos digitais;

        7- Inovação de logística: Quando ocorre a criação e novos processos logístico, como a padronização na utilização de contêineres, otimizando a carga e descarga de produtos;

        8- Inovação de marketing: Quando ocorre a criação de novos métodos de propaganda e vendas, criando interesse em novos compradores.

        Cabe ressaltar que o surgimento de novos produtos, tecnologias ou serviços podem estar diretamente relacionada a um ou mais tipos de inovação.

A Inovação traz consigo diferentes graus, conceitos específicos. Graus que não alteram a Arquitetura de Produto (Inovação Incremental e Inovação Modular) e graus que alteram tal arquitetura (Inovação de Arquitetura e Inovação Radical).

Visando diferenciar os dois extremos (Inovação Radical e Inovação Incremental), percebe-se que a Inovação Radical é mais drástica, desestabilizando os produtos existentes na sua gerência e no mercado dando origem a novos produtos, processos e serviços. Por outro lado, as Inovações Incrementais aperfeiçoam e desenvolvem melhorias em produtos, serviços ou processos existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (216.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com