TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Macroeconomia

Seminário: Introdução à Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3 Introdução a Macroeconomia.

Passo 2

Região: Florianópolis SC

Produto Interno Bruto (PIB) Local: R$ 8,28 bilhões (2009)

Renda Per Capita: R$ 23.282,20 (2009)

Número de Habitantes

População residente: 421.240 Pessoas

População residente de homens: 203.047 Pessoas

População residente mulheres: 218.193 Pessoas

Nível de emprego

A pesquisa mensal realizada pelo Ministério do Trabalho mostra que o número de contratações no primeiro semestre manteve a média do ano passado em SC. Foram criados 57,5 mil empregos no período diante de 57,8, em 2011, queda de 0,7%.

Principais atividades econômicas

Comercio, turismo, serviços, construção civil, indústria de transformação, informática e vestuário.

Mortalidade Infantil: (Antes de Completar um ano): 10,8/por 1.000 nascidos vivos.

Particularidades da Economia de Florianópolis

A força da economia de Florianópolis reside nas atividades de comércio e serviços. Existe também alguma expressão na indústria de transformação, além das atividades ligadas ao turismo. O comércio e a prestação de serviços dominam amplamente a economia local, com uma fatia de 83%, restando 12% às indústrias de transformação e apenas 5% à agropecuária e a pesca.

Vocação Turística

O turismo, além de gerar divisas através de estabelecimentos como hotéis, agências de viagens, restaurantes, bares, campings e outros, também estimula uma economia informal com aluguéis de casas pelos próprios proprietários, o surgimento de novos vendedores ambulantes nas praias e a organização de passeios de barco pelos pescadores.

O declínio da Pesca Artesanal

Responsáveis pelo misto de ritual e espetáculo de retirada de uma rede da água, onde quem ajuda compartilha os lucros, os pescadores artesanais reclamam os danos provocados pela pesca industrial, que juntamente com os peixes grandes também captura os filhotes, comprometendo o crescimento das safras.

O percentual de participação da atividade pesqueira, juntamente com a produção agrícola no município, vem apresentando um declínio considerável nos últimos anos. Caiu de 8,5% em 1970 para 5% em 1990. Um dos motivos é a evasão dos pescadores mais jovens que, desiludidos, optam por outros campos de atividade. Mesmo assim, ainda hoje é possível encontrar típicos pescadores trabalhando em diversos pontos de Florianópolis. Apesar do declínio em termos percentuais, a captura de produtos do mar é a maior contribuição do município em termos de atividade extrativa, em nível de microrregião da Grande Florianópolis.

Mercado em Expansão

Nos últimos anos, dois ramos do setor industrial têm se destacado em Florianópolis: informática e vestuário. Ambos são acolhidos com bons olhos pela população por seu caráter pouco poluente. Especialmente a indústria do vestuário, com destaque à moda esportiva, tem proliferado consideravelmente. Também não se pode esquecer que Florianópolis está igualmente relacionada com a produção industrial de cidades próximas como São José, Canelinha, Tijucas e outras, onde ser destacam a produção de cerâmica, artefatos de cimento, plásticos e calçados.

Produção Alternativa

A produção de moluscos como mariscos deixou de ser uma mera curiosidade para se tornar atividade lucrativa em diversos pontos da Ilha, ela já é desenvolvida em uma fazenda no Sambaqui. Ostras também são cultivadas no laboratório artesanal mantido pela UFSC no Sambaqui.

A apicultura, além de ter um forte pólo na praia do Campeche, conta com a Cidade das Abelhas, localizada na estrada de Canasvieiras, em frente à entrada para Cacupé, que funciona como laboratório para pesquisa do mel e seus derivados.

Atividades Agropecuárias

A produção agrícola possui uma profunda relação com os municípios que compõe a Grande Florianópolis, como Angelina, Antônio Carlos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com