TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Ensaio: Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Ensaio  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Explique a alienação dada por Karl Marx?

Marx chama de alienação do trabalho é o fato de o trabalhador não se enxergar na mercadoria que ele mesmo produziu, ou seja, o trabalhador é separado do produto final de seu trabalho. O que mantém esse processo de alienação é primeiramente o fato de o capitalista possuir os meios de produção, á propriedade privada dos meios de produção, uns possuem e outros não.E segundo pq, como o trabalhador não possui seus próprios meios de produção, ele precisa vender a única propriedade que lhe pertence, a força de trabalho, para assim poder sustentar a família.Dessa forma o trabalhador depende do capitalista para sobreviver, ele precisa que o capitalista compre a sua força de trabalho.

No sistema capitalista, o trabalhador que produz a mercadoria não usufrui dela, quem faz isso é o capitalista, que se apropria da produção social.

Como Marx concebe as classes sociais e suas relações políticas?

Para Marx os conflitos sociais existentes dão-se entre, de um lado a burguesia e o Estado e de outro os proletariados. Marx defende que é necessário suprimir a propriedade privada e o Estado, via revolução. Escreve: " É evidente que a arma da crítica não poderia substituir a crítica das armas; a força material só pode ser abatida pela força material; mas a teoria transforma-se, também ela própria, em força material, desde o momento em que penetra nas massas... As revoluções têm necessidade de um elemento passivo, de uma base material. A teoria nunca é realizada num povo senão na medida em que é a realização das necessidades desse povo... Não basta que o pensamento procure a realização; é ainda necessário que a realidade procure o pensamento".

Para Marx a propriedade privada não pode ser considerada, de maneira nenhuma, como uma condição permanente da realização da liberdade, uma objetivação necessária do homem. Ela é, na sua própria raiz, a causa de uma desumanização dos seres humanos, a que Marx chama de "alienação", mas dando a esta palavra o significado que lhe dava Furbach, isto é, concebendo a alienação como uma situação aberrante, insuportável, contrária a natureza das coisas.

Que fatos históricos contribuíram para a origem do capitalismo?

O principal deles, na minha opinião, foi a revolução francesa,de caráter burguês.

Tudo começou com o fim do feudalismo, com o renascimento e com as expansões marítimas,fatos q ocorreram quase q contemporaneamente.

Depois tbm teve a revolução industrial, q sacramentou a expansão capitalista.

• O excedente de produção, no final da idade média quando a economia deixou de ser de subsistência para a primeira revolução industrial;

• A reforma protestante quando a pobreza material passou a ser considerada como fracasso espiritual, também foi promovida uma vida austera sem grandes extravagâncias carnais;

• As grandes navegações - que foi o inicio da globalização;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com