TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEI SECA NO ESTADO DE PERNAMBUCO - REAÇÃO A INCENTIVOS MORAIS E ÉTICOS

Por:   •  9/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.663 Palavras (11 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

LEI SECA NO ESTADO DE PERNAMBUCO:  

 REAÇÃO A INCENTIVOS MORAIS E ÉTICOS

Recife/PE

12/2017

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

LEI SECA NO ESTADO DE PERNAMBUCO:  

 Reação a incentivos morais e éticos

Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade de Ciências Humanas  ESUDA, como requisito para elaboração da monografia de conclusão de curso de Ciências Econômicas.

Recife/PE

12/2017

Sumário

1.        Introdução        4

2.        Problema        6

3.        Hipótese        6

4.        Justificativa        6

5.        Objetivos        7

5.1.        Objetivo geral        7

5.2. Objetivos específicos        7

6.        Metodologia        8

7.        Referencial teórico        9

8.        Conclusão        12

9.        Cronograma        13

10.        Referências        14


  1. INTRODUÇÃO                                                                                

Este projeto de pesquisa tem como premissa básica fazer uma análise de informações recentes disponibilizadas pelas repartições públicas envolvidas na operação de fiscalização e estruturação da Lei Seca no Estado de Pernambuco: Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, Comitê de Acidentes com Motos de Pernambuco, DETRAN, Secretaria das Cidades, Secretaria de Defesa Social.

Através da análise dessas informações, a pesquisa pretende delinear a magnitude das infrações de trânsito no Estado de Pernambuco após a alteração na Lei Seca pela Resolução do Contran 432/13, que ocorreu 23 de janeiro de 2013, e disponibilizou os procedimentos atuais a serem adotados pelas autoridades de trânsito e seus agentes de fiscalização no que diz respeito ao consumo de álcool e a direção veicular, ampliando o código de trânsito Brasileiro Lei 9507/97*, a qual já havia sido modificada anteriormente pela Lei 11705/06 que também impôs penalidades mais severas para os condutores que dirigem sob a influência de álcool objetivando inibi-lo na sociedade.

Para direcionar a análise das informações, será preciso realizar uma comparação estatística dos períodos de seis meses antes e seis meses depois da estatística Res.432/2013,  demonstrando a reação das pessoas a incentivos morais e éticos, e utilizando como fundamento teórico a teoria dos incentivos.

A teoria dos incentivos relata que as pessoas reagem a incentivos morais e éticos, ou seja, buscam não cometerem atitudes que consideram erradas, com o intuito de não serem penalizados por multas e outras punições financeiras, morais e fisiológicas;  e também reagem a incentivos sociais, pois evitam ser observadas por outras pessoas na companhia de alguém que age errado.   Segundo Levitt, PhD em economia pelo Instituto de Massachusetts, ao escrever no livro Freakonomics**, “a economia é, em essência, o estudo dos incentivos” e a máxima dos economistas,  “os incentivos induzem comportamentos”,  está presente em todos setores da sociedade, sendo fundamental a análise dos incentivos para formar um pensamento estratégico capaz de antecipar os movimentos e reações para minimizar consequências indesejadas.

Desta forma, esta pesquisa relaciona a reação das pessoas aos incentivos morais e éticos proporcionados pelo aumento da rigidez e da fiscalização da Lei Seca em Pernambuco, bem como financeiros, visto que se torna oneroso o pagamento das infrações de trânsito como penalidade na observação de uso de álcool ao volante das infrações de transito vinculadas à Lei Seca, e como consequência geram externalidades positivas, como a diminuição da quantidade de acidentes de transito por veículo.

__________________________________________________________

* (Lei 9503/97 – Art. 165, 276, 277, 306) já modificada anteriormente pela Lei 11705/06

** trecho do  livro Freakonomics- o lado oculto e inesperado da economia, página 27. Traduzido por Regina Lyra, professora de tradução da PUC-RJ, sétima edição , editora Campus.

  1. PROBLEMA

 Qual a magnitude das infrações de trânsito no Estado de Pernambuco após a última mudança na Lei Seca no ano de 2012? E o que ela representa do ponto de vista econômico e social?

  1. HIPÓTESE

Espera-se que quanto mais rígida e fiscalizada seja a Legislação representa, mais as pessoas reajam a essa rigidez, cometendo menos infrações.

  1. JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa é relevante porque seus resultados demonstram a importância da rigidez da Legislação de Transito e sua fiscalização para a diminuição das infrações de trânsito em Pernambuco. É interessante e atual, descrevendo e analisando dados extremamente recentes, disponibilizados diretamente pelas repartições públicas envolvidas na operação de estrutura e fiscalização da Lei Seca em Pernambuco.

Uma vez que almeja demonstrar o benefício social da diminuição das infrações referentes à Lei Seca, serve de incentivo para que haja um aumento na rigidez na Legislação de Trânsito e na sua fiscalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com