TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista economia ambiental

Por:   •  27/9/2016  •  Seminário  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  1.511 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Católica de Brasília – UCB

Curso: Engenharia Ambiental

Disciplina: Economia Ambiental

Professor: Celso Vila Nova

Lista 01 – O papel da Economia na Gestão Ambiental

  1. Do que trata a Teoria Econômica?

Trata da escassez com relação há produzir o máximo de bens e serviços com os recursos escassos disponíveis a cada sociedade

  1. Qual a relação entre crescimento econômico e meio ambiente?

A relação é que se deve obter equilíbrio entre ambos. Pois precisa haver o crescimento, porém com conscientização para que não se esgote os recursos naturais.

Pois de acordo com as leis da termodinâmica a 1ª diz: Matéria e energia não pode ser criada nem destruída e a 2ª: Transformar essa matéria em outro tipo de matéria, energia em outro tipo de energia, e a qualidade desse material transformado vai caindo, diminuindo. Os recursos são finitos, limitados

Meio ambiente x crescimento econômico enfrenta um tradeoff por causa da escassez.

  1. Dê dois exemplos de tradeoffs importantes com que você se depara na vida.

Quer ir a uma festa na sexta-feira, porém tem que estudar no mesmo dia e horário, onde ocorre a escassez do tempo.

  1. Qual é o custo de oportunidade de cursar uma faculdade?

O que se sacrifica para obter algo. Ex: gasto de tempo no lazer para estudar

  1. Por que os formuladores de políticas devem pensar sobre os incentivos?

Os incentivos trazem benefícios, pois há mudança no comportamento, porém pode-se acarretar outros problemas.

Ex: Politica eficiente no combate as drogas, porem a violência aumenta, porque quem é viciado independente do preço, ira querer consumi-la, então com a maior apreensão de droga o preço aumenta e ele terá que cometer mais crimes para sustentar seu vicio.

  1. Focamos no modelo de fluxo circular, que é o centro do paradigma do balanço de materiais. Desenhe um diagrama do fluxo circular e identifique as relações entre famílias e empresas e os mercados onde eles interagem por meio do fluxo real e do fluxo monetário.

Famílias ofertam fatores de produção e as empresas demandam esses fatores. As empresas pegam esses fatores, insumos e transformam em bens e serviços e as famílias demandam. Empresas pegam a  renda e gastam com seus fatores de produção (despesa).

[pic 1]

  1. O modelo de balanço de materiais é uma expansão do modelo de fluxo circular que não mostra explicitamente a ligação entre atividade econômica e meio ambiente. Segundo o modelo do balanço de materiais, os problemas ambientais estão diretamente ligados ao funcionamento dos mercados, na medida em que as decisões tomadas pelos consumidores e empresas afetam a abundância e a qualidade dos recursos naturais da terra. Desenhe um diagrama do modelo de balanço de materiais e identifique a relação explicita entre atividade econômica e o ambiente natural. Qual o papel da primeira e segunda lei da termodinâmica nesse modelo?

Famílias ofertam fatores de produção e as empresas demandam esses fatores. As empresas pegam esses fatores (trabalho, insumos) e transformam em bens e serviços e as famílias demandam. Empresas pegam a renda das famílias e remuneram seus fatores de produção (despesa).         

A natureza fornece para as família o que se chama de fluxo de recursos naturais, a atividade econômica devolve esses recursos naturais que  é extraído da natureza em forma de resíduos, das famílias e os resíduos industriais, parte desses resíduos são reutilizados ou reaproveitados/reciclados

Pois de acordo com as leis da termodinâmica a 1ª diz: Matéria e energia não pode ser criada nem destruída e a 2ª: Transformar essa matéria em outro tipo de matéria, energia em outro tipo de energia, e a qualidade desse material transformado vai caindo, diminuindo.

Os recursos são limitados.

[pic 2]

  1. Afirme como cada um dos fatores a seguir afeta o modelo do balanço de materiais: (i) crescimento populacional; (ii) crescimento de renda; (iii) aumento da reciclagem do consumidor; (iv) aumento da reciclagem industrial; (v) aumento do uso de tecnologias preventivas contra poluição. Dica: para responder essa questão, você deve assumir a condição ceteris paribus.  

Crescimento populacional mais o aumento da tecnologia pode reduzir a quantidade de resíduos que se gera da atividade econômica.(sem o ceteris paribus)

  1. Se as famílias crescem, a extração de fluxos naturais tem que aumentar, quanto mais pessoas maior o consumo e maior a produção, o que gera um fluxo maior de recursos naturais e consequentemente o fluxo de resíduos aumenta
  2. Quanto maior a renda, há o aumento de consumo, produção, poluição, o que gera mais resíduos.
  3. Se espera que reduza a quantidade de resíduos e leve a atividade econômica em direção a natureza.
  4. Diminui o fluxo de resíduos industriais que é o mais perigoso a saúde

  1. Considere a seguinte situação: o crescimento de determinada cidade tem causado o problema de perdas de áreas úmidas e como conseqüência tem proporcionado perda de diversidade biológica. Compare como uma política com abordagem de comando e controle poderia diferir em intenção e implantação de uma abordagem de mercado.

1.Abordagem de comando e controle: esta baseado em normas, leis, regras  que as pessoa tem que cumprir

2.Abordagem de mercado: é baseada em incentivos

Como elas podem diferir

1.Vai colocar normas para que as pessoas cumpram. Ex: proibido construir em área de preservação ambiental, proibido construir a margem de lagos, rios córregos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (368.7 Kb)   docx (233 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com