TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ler livro-texto e avaliar características dos principais agentes

Tese: Ler livro-texto e avaliar características dos principais agentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Tese  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 3

Ciências Sociais

Profª Alessandra Caetano de Souza

ATIVIDADE O INDIVIDUO E A SOCIEDADE – Aula Tema 3

Nome R.A............

Elaine Yoshiko Kato 6662437884

Bauru, 12 de Outubro de 2013.

Sumário

• Ler livro-texto e avaliar características dos principais agentes ......................3

• Texto referente à socialização na infância.......................................................3

Passo 1 - Ler livro-texto e avaliar características dos principais agentes .

Família – É o agente de socialização mais importante desde que a criança nasce, pois é responsável pela iniciação da convivência em que a criança aprende amar, respeitar, valorizar e conhecer as primeiras regras de convivência. É onde a criança vai definindo sua personalidade através dos primeiros contatos com sua família e seus parentes.

Escola – Depois da família, a escola tem papel fundamental no processo de socialização da criança, pois é onde ela conhecerá grandes organizações, tendo contato com outras crianças, adquirindo novos conhecimentos e experiências, bem como novas regras e valores.

Passo 2 - Texto referente à socialização na infância.

O processo de socialização de uma criança é fundamental, pois são os que trazem ao indivíduo os principais traços de personalidade, que serão levados por toda sua vida, sendo os agentes de socialização a família, onde de fato o individuo é inserido na sociedade define sua personalidade e seu modo de agir perante a sociedade. Se a criança nasce em uma família autoritária certamente terá traços autoritários, agressivos e impulsivos, ou pelo contrário, será uma criança que respeitará (por medo) quando forem autoritários com eles, serão inseguras e instáveis. Se ela nasce em uma família permissiva ou não, terá pais que permitem tudo e mimam os filhos deixando-os agir em função de seus caprichos, tornando-os egoístas e fracos e com dificuldade de se adaptar à sociedade. Os pais não permissivos em tudo proíbem seus filhos, fazendo com que não tenham atitude ou vontade própria. Dependendo da classe social ou cultural da família, o indivíduo também será influenciado. Se ele nasce em uma família de classe social elevada ele será influenciado por esse padrão de vida de tal forma que terá uma boa educação, frequentará bons lugares e conhecerá pessoas influentes. Já ao contrário, se ele nasce em uma classe social menos privilegiada a tendência é que ele se adapte às condições de sua família. A questão cultural é bem abrangente, pois envolve questões como nacionalidade, costumes, crenças e são características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com