TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais agentes no processo de socialização

Tese: Os principais agentes no processo de socialização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2013  •  Tese  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  1.756 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

Pag.

1. Introdução........................................................................................................................03

2.1. Texto– Cultura, individuo e sociedade ........................................................................04

2.2. Texto II – Aspectos sociais, políticos, históricos e culturais........................................07

2.3. Texto III - Desigualdade social e as divergências sociais .............................................09

2.4. Texto IV - Exploração do meio ambiente ..................................................................... 12

3. Considerações finais.............................................................................................................14

4. Bibliografia...........................................................................................................................15

INTRODUÇÃO

Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo huma-no, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui Antropologia, estudos da comunicação, economia, administração, arqueologia, contabilidade, geografia humana, história, linguística, ciência política, estatística, psicologia social, direito e sociologia.

Todo o ser humano, desde a sua nascença à sua morte, faz parte de uma realidade com a qual se habitua a conviver — a realidade social. Das pessoas com quem convivemos habitu-almente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos aos meios de comu-nicação que usamos e às atividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até à expansão da esperança média de vida, tudo faz parte da realidade social. Essa realidade, apa-rentemente simples para quem nela vive, é, porém, muito complexa e qualquer acontecimento, ou decisão, acaba por ter reflexos na vida das outras pessoas, mesmo daquelas que nem sequer conhecemos ou convivemos regularmente.

Tendo em conta este aspecto, cada ciência procurou eleger um conjunto de pressupos-tos teóricos e instrumentos científicos que delimitem o seu campo de estudo.

Os principais agentes no processo de socialização são: a Família que introduz os pri-meiros contatos sociais; a escola que proporciona o contato e o convívio com mas pessoas interagindo assim com mais aspectos estabelecidos dentro da mesma comunidade; organiza-ções, onde ele irá se comunicar com os grupos de status que mudam de acordo com a idade e principalmente os meios de comunicações que com a massificação no acesso a informação possui um poder jamais visto, pois nos mostra todos os modelos, atitudes e comportamentos que irão influenciar para o bem ou mal a atitude dos indivíduos dentro da sociedade.

2. Anexos

2.1. Texto I

CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE

Cultura:

Significa cultivar, e vem do latim “colere”. Num termo mais simples a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela.

Em ciências sociais ela é definida como um conjunto de idéias, comportamentos, sím-bolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

Sua principal característica é que os costumes trazidos por gerações passam para outras gerações seguintes perdendo e ganhando outros aspectos, buscando a melhora da vivencia de novas gerações.

Individuo:

É um representante da espécie, como por exemplo, um cão, entre vários cães é um in-divíduo. Esse termo não é monopólio do mundo animal, pois, de modo geral, uma rosa é um indivíduo do canteiro.

Pessoas, em nossa cultura, se opõem ao individuo, se opõe à coisa e ao animal, ainda que de modo distinto. Enquanto se distancia das coisas e aos animais, o termo “pessoas” se aproxima do termo “Ser humano”, mas não se superpõe a ele.

Sociedade:

É um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade. Embora as soci-edades mais desenvolvidas sejam as humanas (estudadas pelas ciências sociais como a socio-logia e a antropologia), também existem as sociedades animais (estudadas pela sociobiologia ou a etologia social).

A cultura é definida como a maneira de viver de uma sociedade. Esta maneira de viver compreende inúmeros detalhes referentes ao comportamento, mas entre eles há sempre fatores em comum.

A cultura proporciona aos membros de uma sociedade, um guia indispensável em todos os campos da vida. Sem ela, tanto a sociedade como seus membros estariam impossibilitados de funcionar eficientemente.

Através dos comportamentos e hábitos descobrimos qual a cultura de cada sociedade, pois cada sociedade tem uma característica diferente da outra, seja no tipo de comida, no so-taque, no tipo de dança, nos rituais, nas religiões, cor ou raça, etc.

O interessante que podemos observar no grupo é que, independente do tipo de cultura, ela passa de geração em geração e não se perde, ela muda algumas coisas, mais isso é para melhorar a vida das futuras gerações.

Um grande exemplo de mudança para melhor em certa cultura, é a comunicação. An-tigamente as pessoas se comunicavam por cartas, viam noticias somente por jornais ou rádios... Hoje, não precisamos mais demorar dias e dias para receber noticias de um parente que está longe, temos acesso a noticias pela TV, pela internet onde a noticia chega em questão de segundos, se acontece algo nos EUA, em segundo a noticia já corre nas redes sociais, em sites de jornais,etc.

Nós seres humanos devemos ter consciência de que vivemos em um meio social e todos nós temos que viver em sociedade, ninguém aguentaria viver só, em certo lugar. As pessoas que cada dia vão passando pela nossa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com