TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista Econometria-Basica--Gujarati-e-Porter-Introducao

Por:   •  28/8/2021  •  Exam  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Amazonas

Departamento de Economia e Análise

Econometria I

Lista de Exercícios 1

  1. Suponha que você quisesse desenvolver um modelo econômico de atividades criminosas, como as horas gastas nessas atividades (por exemplo, a venda de drogas ilegais). Que variáveis consideraria?

A primeira coisa a se fazer é uma comparação entre uma atividade lícita e uma ilícita, pois, a partir daí você pode começar a filtrar os ganhos e as perdas entre um e outro. Porém, como o problema é incisivo em supor uma atividade criminosa, as variáveis a serem consideradas seriam o custo e os ganhos com a atividade criminosa, claro, levando em conta custos e lucros que você teria, ou não, em uma atividade lícita, por isso a importância de se pensar em uma comparação. Além disso, outras variáveis a serem consideradas são a possibilidade de ser preso devido à atividade ilícita (o que seria muito remoto, ou até impossível em uma atividade lícita); uma possível condenação; e, o tempo de cumprimento da sentença em uma cadeia devido ao ato criminoso.

  1. Experimentos controlados de economia: em 7 de abril de 2000, o presidente Clinton sancionou uma lei aprovada pelo Congresso que eliminava as restrições aos ganhos dos beneficiários da Previdência Social. Até então, os beneficiários com idade entre 65 e 69 anos que ganhassem mais de $ 17 mil ao ano perderiam o equivalente a $ 1 do benefício para cada $ 3 ganhos além daqueles $ 17 mil. Como você conceberia um estudo visando avaliar o impacto dessa mudança legal? Nota: na lei antiga, não havia nenhuma limitação de renda para os beneficiários com mais de 70 anos.

A mudança legal poderia ser avaliada por dois prismas: o primeiro seria o índice de pessoas com idade entre 65 e 69 anos com sintomas de depressão/ansiedade; e segundo a análise na taxa de participação da população economicamente ativa. Os motivos para a avaliação desse impacto seriam pelo fato de a mudança legal provocar perdas significativas na renda dessa população, forçando-os à um padrão de vida mais baixo que o de costume, diminuindo o seu poder de compra, ocasionando sensação de impotência e profunda tristeza. Já um aumento no mercado de trabalho seria um indício que a lei anterior restringia artificialmente a participação desses cidadãos no mercado, apesar da idade avançada, respectivamente.

  1. Os dados apresentados na tabela abaixo foram divulgados na edição do The Wall Street Journal de março de 1984. Relacionam o orçamento de publicidade (em milhões de dólares) de 21 empresas em 1983 com as impressões retidas, semanalmente, pelos que viram os produtos anunciados por essas empresas. Os dados foram obtidos em uma pesquisa realizada com 4 mil adultos, em que foi pedido aos usuários dos produtos que citassem um comercial da categoria do produto que tivessem assistido na semana anterior.

[pic 1]

  1. Trace um gráfico com as impressões no eixo vertical e os gastos com publicidade no eixo horizontal.

[pic 2]

  1. O que você poderia dizer sobre a natureza da relação entre as duas variáveis?

Organizando os dados em uma tabela e tratando-os em um gráfico de dispersão, com os eixos devidamente distribuídos como solicitado, verifica-se pela linha de tendência que há uma relação positiva entre as duas variáveis, isto é, quanto maior o gasto em publicidade, maior será a impressão guardada na memória das pessoas. Contudo, em certas empresas foi verificado que essa relação não provoca tanta diferença entre os gastos e as impressões.

  1. Examinando o gráfico, você acha que vale a pena anunciar? Pense em todos os comerciais veiculados em finais de campeonatos de esportes ou no horário nobre.

Há uma correlação positiva significativa, apesar de que no começo dos dados percebe-se que não há razoável diferença entre os gastos em relação às impressões, observando as primeiras disposições dos pontos no gráfico, ainda assim, mesmo que os dados dispersem, considero que vale a pena anunciar, pois com a aumento dos gastos com publicidade as impressões daquela marca tornam-se cada vez mais notórias, inclusive em horários e eventos com grande apelo popular.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (318.3 Kb)   docx (263.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com