TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Politica- Uma Introdução Critica (NETTO, Jose Paulo; BRAZ, Marcelo). Capítulo 8 O Imperialismo E 9 O Capitalismo Contemporâneo , São Paulo: Cortez, 2006. - (Biblioteca Básica De Serviço Social)

Artigos Científicos: Economia Politica- Uma Introdução Critica (NETTO, Jose Paulo; BRAZ, Marcelo). Capítulo 8 O Imperialismo E 9 O Capitalismo Contemporâneo , São Paulo: Cortez, 2006. - (Biblioteca Básica De Serviço Social). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  5.918 Visualizações

Página 1 de 3

No capitulo 8 O imperialismo e no capitulo 9 O capitalismo contemporâneo, os autores discorrem que a crítica da economia política manteve-se viva após a morte de Marx, trazendo a tona as novas determinações socioeconômicas que emergiram na fase imperialista do capitalismo. Eles tiveram como contribuições fundamentais as obras de Hilferding O capital financeiro, Lênin O imperialismo, fase superior do capitalismo, e Nicolal Bukhari A economia mundial e o imperialismo.

No capitulo 8 Imperialismo observamos dois fatores que constituem o capitalismo que são mobilidade e transformação graças a atividade econômica, desenvolvimento de forças produtivas que é sua marca e processo sociopolítico e culturais. Partindo desse ponto é apresentado o desenvolvimento do capitalismo com o estagio inicial que é o capitalismo comercial com acumulação primitiva, a mundialização do mercado, a contradição entre avanço e destruição, burguesia como classe revolucionaria, nesse estagio o papel do grupo social dos comerciantes foi decisivo. O segundo

estágio evolutivo é o capitalismo concorrencial com a subsunção do trabalho, a teoria econômica clássica a urbanização, e a acelerada mundialização da economia, luta de classe moderna, o estado liberal burguês, a organização do proletariado e a questão social. Já o terceiro estágio será denominado como estagio imperialista onde o capital financeiro desempenha papel decisivo, onde a forma empresarial típica será a monopolista.

Dai segue-se a fase clássica do imperialismo onde ocorre as grandes crises econômicas, a ascensão do proletariado, mudança no papel do estado, new deal, keynes e fascismo. Logo depois os anos dourados com o capitalismo democrático, estado do bem­estar social, taylorismo­fordismo – estandardização, produção e consumo em massa entre outros pontos.

Já no capitulo 9 O capitalismo contemporâneo continua a ter no centro de sua dinâmica os monopólios e foi o triunfo do capitalismo, no capitalismo contemporâneo encontramos a reestruturação produtiva com a flexibilização das relações de trabalho, dos mercados de trabalho, de produtos e padrões de consumo, intensa incorporação de novas tecnologias,onde todas as transformações implementadas pelo capital tem por objetivo reverter a queda da taxa de lucro e criar condições

renovadas para a exploração da força de trabalho. Temos também a expansão do setor terciário com industrialização generalizada, maior concentração e centralização dos monopólios, megacorporações nova oligarquia. O capitalismo contemporâneo particulariza-se pelo fato, de nele, o capital estar destruindo as regulamentações que lhes foram impostas como resultado das lutas do movimento operário e das camadas trabalhadoras. A estratégia do capital impactou fortemente os trabalhadores salientando as transformações do mundo do trabalho entre as quais se destacam a crise do movimento sindical e a redução do contingente dos operários industriais.

O texto apresenta uma linguagem de fácil compreensão, e faz um complemento às obras de Karl Marx seriam como um texto introdutório fazendo uma espécie de síntese de todo o debate marxista, logo o principal foco do texto é emitir aos leitores de modo simples, claro e objetivo uma obra desconhecida cheia de duvidas e, portanto esses capítulos serviram como uma aproximação a critica de economia politica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com