TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista componentes

Por:   •  3/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

DIMENSIONAMENTO DE PAINEL DE FORÇA E COMANDO PARA LINHA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL

MEDIANEIRA

                                                     2015

SUMÁRIO

1 PROBLEMATIZAÇÃO        

2 JUSTIFICATIVA        

3 OBJETIVO        

3.1-Objetivos Específicos        

4 REVISÃO DA LITERATURA        

4.1 Instalações Elétricas de Baixa Tensão        

4.2 Dimensionamentos de Condutores Elétricos        

4.3 Dimensionamentos dos Circuitos de Motores        

4.4 Dimensionamentos de quadros elétricos        

5 METODOLOGIA        

6 CRONOGRAMA        

7 REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA        


1 PROBLEMATIZAÇÃO

Devido ao grande crescimento da população mundial tem-se adotado medidas para se produzir mais em menos tempo, com maior qualidade, visando aumentar os rendimentos. Com o crescimento acelerado do consumo e o aumento da concorrência as empresas passaram a se preocupar com a eficiência do processo produtivo, gerando necessidade de ampliar a produção.

Na busca de ampliar sempre a produção, procura-se por novas tecnologias, novos Layouts do sistema e equipamentos mais eficazes, ou seja, meios de agilizar o fluxo de produção.

Como na maioria das vezes o investimento tem um alto custo, busca-se por aproveitar algo já existente a adapta-lo as mudanças, tendo como foco os painéis de força e comando, que durante os processos de manutenção e adaptação vão perdendo características do projeto inicial e muitas vezes não tem seu prontuário elétrico atualizado, tornando-se dependentes de quem fez a modificação, desta forma pretende-se mostrar as etapas de desenvolvimento de um projeto de montagem de painel elétrico, desde seu levantamento até  a execução do mesmo.

2 JUSTIFICATIVA

Com frequentes mudanças dos processos produtivos na agroindústria há a necessidade de se ampliar e muitas vezes modificar todo sistema elétrico. Quando houverem atualizações em quadro elétrico é necessário observar as normas de segurança em instalações elétricas, e normas de montagem de painéis para obter o correto processo de readequação.

A maioria das vezes não se encontra espaço nos quadros elétricos existentes para essas modificações e ampliações, além disso, os acionamentos das maquinas e dos processos existentes acabam sempre distribuídas por diversos quadros elétricos, também existe um grande problema encontrado nestas instalações que é a falta de identificação dos circuitos que dificulta a manutenção e a resolução rápida de problemas, gerando atraso na produção.

3 OBJETIVO

                O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de montagem de um quadro de força e comando elétrico, adequando a normas de segurança em instalações elétricas e normas de montagem de painéis elétricos.

3.1-Objetivos Específicos

  1. Projetar o circuito de readequação do processo de comando e força de quadro elétrico da linha de produção;
  2. Dimensionar condutores, componentes e o quadro elétrico, acompanhando as normas da ABNT NR10 E NR36;
  3. Classificar e testar os componentes existentes que podem ser reaproveitados para diminuir custos de execução;
  4. Identificar circuitos unifilar e componentes;
  5. Agrupar a montagem de todas as partidas de motores elétricos em um só quadro;
  6. Finalizar o trabalho através de ensaios e comissionamento do painel conforme construído (as built).

4 REVISÃO DA LITERATURA

4.1 Instalações Elétricas de Baixa Tensão

A adoção de um sistema de partida eficiente pode ser considerada uma das regras básicas para se obter do motor uma vida útil prolongada, custos operacionais reduzidos, além de dar a equipe de manutenção da indústria tranquilidade no desempenho das tarefas diárias.

O acionamento de motores no sistema partida “direta” é o método de partida mais simples em que não são empregados dispositivos especiais. Apenas são utilizados contatores, disjuntores ou chaves interruptoras. (MAMEDE FILHO, 2010).

Ainda por Mamede Filho (2010), os fatores que impedem a partida direta dos motores são:

  1. A potência do motor é superior ao máximo permitido pela concessionaria local, normalmente estabelecida em 5CV, quando a unidade de consumo é alimentada em baixa tensão pela rede da concessionaria;
  2. A carga a ser movimentada necessita de acionamento lento e progressivo.

Para COTRIM (2002), as condições do projeto devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança das pessoas, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens, para tanto, os quadros de comando devem ter diagramas unifilares, de força e de comando, corretamente dimensionados e claros. Os detalhes do projeto devem ser destacados, pois são fundamentais para a perfeita compreensão do funcionamento, montagem e manutenção.

4.2 Dimensionamentos de Condutores Elétricos

Os seis critérios técnicos de dimensionamento de condutores elétricos

  1. Seção mínima
  2. Capacidade de condução de corrente
  3. Queda de tensão
  4. Sobrecarga
  5. Curto-circuito
  6. Contatos indiretos

Para que um circuito seja completo e corretamente dimensionado é necessário a verificação dos critérios acima, considerando como seção final aquela que for maior dentre todas as obtidas (NBR 5410, 2004).

Segundo CREDER (2002), o projeto deve ainda, definir a configuração do esquema de aterramento, a obrigatoriedade ou não da interligação entre o condutor neutro e o de proteção e a conexão à terra das partes condutoras não destinadas à condução da eletricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com