TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Local de negócios. Produto

Tese: Local de negócios. Produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Tese  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A competitividade tem forçado as empresas a desenvolver produtos com maior qualidade em um menor tempo. Para isto, elas passaram a utilizar tecnologia de ponta na manufatura de seus produtos, que envolve desde a concepção do produto até sua efetiva produção.

No ambiente de consórcio modular, os parceiros são responsáveis pela execução das operações ao longo da linha de montagem. Desta forma cada parceiro deve também especificar os processos, ferramentas e controles utilizados.

ETAPA 2

Desenvolvimento dos Passos 1,2,3 e 4

Aula-tema: Localização de Empresas. O Produto.

Elaborar um relatório contendo os principais conceitos sobre o Consórcio Modular, bem como um resumo dos artigos mencionados no Passo 1 e do vídeo citado no Passo 3, que demonstram um estudo de caso sobre o consórcio modular da Volkswagen. Identificar as estratégias de manufatura da empresa em estudo, fazendo um paralelo com o capítulo sobre o Produto. Esse material deve contar com no mínimo duas páginas e no máximo cinco páginas e ser formatado de acordo com o indicado no item Padronização desta ATPS.

Consórcio Modular

Surgiu na década de 1990 na indústria automotiva, no consórcio modular, o fornecedor se localiza dentro da planta da montadora e é responsável por toda as etapas da montagem de seus itens no veículo. O fornecedor é visto como parceiro da montadora, ajudando a reduzir custos e investimentos, pois as instalações de montagem são de responsabilidade do fornecedor.

O consórcio modular executado pela Volkswagen do Brasil, em parceria com sete fornecedores é um padrão clássico da tendência de integração entre participantes de uma cadeia de suprimentos. Depois de avaliar os resultados da pesquisa conclui-se que a adoção do modelo de consórcio modular, pela Volkswagen caminhões e ônibus, foi uma decisão estratégica de sucesso. Uma vez que, na época da implementação da fábrica, a montadora não possuía sólidos conhecimentos em manufatura de caminhões, que possibilitassem a construção de uma planta em um curto período (pouco mais de um ano). Esse modelo procedeu a uma taxa de produtividade 211% maior se comparada com a

sua principal concorrente. Vale observar que esse valor poderá atingir 306% caso a

capacidade total de produção seja utilizada. Tais valores de produtividade estão incluídosà um reduzido quadro de funcionários, sendo que a fábrica de Resende possui 4,5 vezes menos funcionários em relação à Mercedes-Benz do Brasil, sua principal concorrente.

Abaixo um modelo de consórcio modular:

Consórcio Modular - O novo paradigma do modelo de produção

Em todo o mundo o processo de produção ligada ao automobilismo sempre esteve sujeito a melhor tecnologia em inovar, tendo como responsabilidade a maior capacitação na organização da produção.

O Consórcio Modular se constitui-se na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com