TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Local

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Local. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2012  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  1.266 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos as teorias de desenvolvimento regional sofreram grandes transformações, de um lado provocadas pela crise e pelo declínio de muitas regiões tradicionalmente industriais e, de outro, pela emergência de regiões portadoras de novos paradigmas industriais. Esse fenômeno está associado às mudanças radicais nas formas e nos modos de produção e de organização industriais, bem como à globalização e à abertura das economias nacionais. Quanto ao primeiro fenômeno devem ser considerados os aspectos da flexibilização e da descentralização, dentro e fora das organizações, os quais ocasionam impactos importantes em termos de reestruturação funcional do espaço. Quanto ao segundo fenômeno, esse tem provocado impactos consideráveis sobre os custos e sobre os preços relativos das empresas, as quais têm levado cada vez mais em conta fatores locacionais em suas estratégias de competitividade.

O desenvolvimento local e regional dos municípios envolve inúmeras e divergentes questões, vinculadas às diversas temáticas e assuntos municipais. Os munícipes têm exigido uma qualidade de vida mais adequada e demandado a sua participação na condução dos municípios. Os gestores locais vêm enfrentando constantemente desafios políticos, sociais, ambientais, financeiros e de planejamento. Tais enfrentamentos também estão relacionados com as dificuldades financeiras nos municípios, as legislações severas e as pressões dos munícipes e dos interessados na cidade. O planejamento estratégico municipal pode se constituir num instrumento de política pública relevante para o desenvolvimento local e regional.

Neste trabalho de pesquisa científica são utilizadas metodologias de investigação, como observação e entrevista para o levantamento de dados, o mesmo pretende analisar as ações referentes às praticas existentes no município de Breves a respeito ao tema proposto,o mesmo tem inicio com uma breve analise conceitual sobre o tema, após isso perpassa por uma analise do planejamento estratégico municipal envolvido no Desenvolvimento Econômico Local, em seguida explicam-se as praticas com relação ao tema no município de Breves, fazendo uma analise critica diante do que foi observado após pesquisas e observações em lócus e a partir dos resultados é feita as conclusões.

2. DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL

As teorias do desenvolvimento regional podem ser assim sistematizadas: a partir de dentro; a partir de fora; e organização do sistema urbano. A primeira enfatiza a especialização e a diversificação das atividades regionais, aumento da produtividade, formação de capital, infraestrutura, interação interna das regiões, inovação tecnológica e social. A segunda procura externamente os recursos naturais e humanos, acesso à informação, matéria-prima e mercadorias do seu exterior. E a última teoria procura transmitir a inovação e a mobilidade para as áreas envolvidas, integrar fatores econômicos, sociais e políticos do desenvolvimento local e regional, inter-relacionar os determinantes externos e internos e incrementar as economias de urbanização minimizando custos e procurando efetividade da região.

Santos e Rodríguez (2002) propõem o conceito de um desenvolvimento local de base, “de baixo para cima”. A capacidade de decidir sobre esse desenvolvimento não é entendida como algo de exclusividade do Estado ou das elites econômicas e vê na sociedade civil o ator principal desse processo de construção coletiva. Esse processo cria um potencial para que o efeito econômico dessas experiências chegue à esfera política e produza um ciclo de crescimento que contrarie as lógicas de exclusão social.

O desenvolvimento regional é um processo em curso com três cenários interdependentes: contextual, estratégico e político. O cenário contextual é o resultado da interação do processo de abertura externa, impelido pela força da globalização, e do processo de abertura interna, impulsionado pela força da descentralização.

O primeiro é um processo essencialmente econômico, enquanto o segundo é um processo político. O cenário estratégico é construído a partir da interseção entre novas modalidades de configuração territorial e novas modalidades de gestão regional. O cenário político é construído sobre a interseção de dois processos: a modernização do Estado (do ponto de vista territorial) e as novas funções dos governos territoriais (BOISIER, 1996). Esse autor defende ainda que o desenvolvimento de um território organizado depende da existência, da articulação e das condições de manejo de seis elementos: atores, instituições, cultura, procedimentos, recursos e entorno.

3. INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO NO MUNICÍPIO E NA PREFEITURA

A informação deve ser a primeira premissa a ser considerada no planejamento estratégico municipal, pois sem informação não será possível elaborar e implementar esse projeto. A informação é todo dado trabalhado ou tratado. Pode ser entendida como um dado com valor significativo atribuído ou agregado a ele e com um sentido natural e lógico para quem usa a informação. As informações personalizadas e oportunas devem ser discutidas e utilizadas no projeto de planejamento estratégico municipal. Toda e qualquer informação peculiar ou específica pode ser chamada de informação personalizada. Toda e qualquer informação de qualidade inquestionável, porém antecipada, pode ser chamada de informação oportuna. As informações oportunas, juntamente com as personalizadas, são chamadas de informações inteligentes, que efetivamente contribuem com a inteligência das prefeituras e com a qualidade de vida nos municípios.

3.1 EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo tem sido nesses últimos anos, objeto de estudo em muitas instituições e tem inquietado os cidadãos e motivado alguns gestores públicos a praticar esse conceito em municípios e prefeituras. Os municípios e as prefeituras podem ser vistos como um empreendimento e, para um empreendimento conquistar seu sucesso, necessita de empreendedores. O empreendedorismo pode ser entendido como realização. O empreendedor é quem realiza, ou seja, põe em prática o planejamento, executa atividades, efetua ações, efetiva fatos, faz acontecer, gera resultados positivos. Os empreendedores são pessoas diferenciadas e que possuem motivação singular. Apaixonados pelo que fazem não se contentam em “ser mais um na multidão”, querem ser reconhecidos, admirados, referenciados e imitados. Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com