TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MACROECONOMIA a questão

Tese: MACROECONOMIA a questão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Tese  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1:

a)Produto Interno Bruto (PIB) é o indicador que mede o crescimento econômico. Mede o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos por um país em um determinado período.

Sobre a economia de um país, o PIB indica o crescimento, ou seja, o quanto está produzindo riquezas e, se for de uma forma crescente sustentada, um aumento no nível de vida. Fatores fazem parte da composição do PIB. Os 3 mais relevantes são: Geração de empregos, manutenção de preços estáveis e crescimento econômico.

b)O desempenho fraco do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, com aumento de apenas 0,6%, já levou boa parte dos economistas a revisarem para baixo suas projeções de crescimento do País este ano.

O Besi Brasil é um bom exemplo de instituição que promoveu importante revisão na projeção para o PIB de 2013, de 3% para 2,3%. Os analistas do banco já imaginavam uma revisão para 2,7%, mas os dados de ontem acabaram levando esse número ainda mais para baixo. A percepção do economista sênior da instituição, Flávio Serrano, é de que os demais trimestres do ano não virão com a força necessária para levantar o PIB para algo próximo dos 3%.

(Fonte: http://migre.me/eQbTm matéria datada de 30/05/13)

Sendo assim, apesar de não ser de “bom tom” alarmar e espalhar negatividade no mercado causando retração econômica, há de se notar que a recessão ronda, pois a economia não está crescendo e o aumento da inflação está provocando a corrosão da massa salarial, a soma total dos salários recebidos pelos brasileiros ocupados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que explica a estagnação em 0,1% no consumo das famílias em comparação ao trimestre anterior. Em comparação ao primeiro trimestre do ano passado, a alta do PIB foi de 1,9%. (Fonte: http://migre.me/eQbZq)

Questão 2:

PIB = Consumo + Investimento Privado + Gasto do Governo + Exportações líquidas ou saldo da balança comercial. Neste último caso representado por (X-M) onde representa a diferença entre as exportações (X) menos as importações (M).

Se o valor das importações for maior do que as exportações será ruim, pois diminui o cálculo do PIB e o saldo da balança comercial ficará desequilibrada a desfavor do país.

Questão 3:

Resposta letra f

Questão 4:

1.Com a inflação perde-se a noção de preços relativos. Não se sabe se as coisas estão caras ou baratas;

2.Pode gerar efeito negativo sobre a Balança de Pagamentos (incluindo a Balança Comercial e o fluxo de capital para o país), pois encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente;

3.Traz efeitos sobre a distribuição de renda. Ocorre perda do poder aquisitivo.

Questão 5:

Deflação

Entende-se como o processo inverso à inflação - uma diminuição do índice de preços no consumidor, uma queda de preços. Quando a inflação reduz-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com