TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA; MÉTODOS QUANTITATIVOS; ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Projeto de pesquisa: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA; MÉTODOS QUANTITATIVOS; ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA; MÉTODOS QUANTITATIVOS; ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE; SEMINÁRIO.

TRABALHO AVALIATIVO APRESENTADO Á UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR, COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DE NOTA NO CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO.

PROFESSORA:

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com intuito de demostrar de maneira ampla, clara e objetiva ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo.

Abordando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.

1.1 Macroeconomia e microeconomia

A economia tem como conceito ser: “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011). E propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que esta inserida. Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas , que é realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos almejados. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um individuo. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a frequentes mudanças.

A macroeconomia possui um modelo fundamentado no modelo na microeconomia, esse modelo permite a compreensão do papel da política monetária possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade. O ciclo econômico se alterna em época de resseção e de aquecimento. Uma das variáveis centrais inflação, taxa de juros e taxas de câmbio.

Entende-se por inflação o nível de atividade econômica, medido pelo produto real da economia. E se caracteriza pela alta generalizada e constante dos preços e da economia. Existem dois medidores fundamentais de inflação o Índice Geral de Preços ( IGP) e o Índice de Preços ao Consumidor ( IPC), são os índices mais antigos e abrangente. Sendo o IGP o resultado da composição dos preços e o IPC mostra a mudança de preço no varejo. Um exemplo clássico da inflação ocorreu nos anos 1974 a 1994 no Brasil, a inflação no país tomou grandes proporções e constantes oscilações dos preços no varejo. Afim de solucionar o problema foram criados sete planos: Plano Cruzado I, Plano Cruzado II, Plano Bresser, Plano Feijão com Arroz, Plano Verão, Plano Collor I, Plano Collor II.

A taxa de juros real e nominal esta intimamente correlacionada com a taxa de inflação, que por sua vez calcula a taxa baseado no risco agregado no investimento. O conjunto desses fatores é determinante para a taxa de câmbio, que é o preço da moeda estrangeira medida em moeda nacional.

1.2 Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial

Tal método é composto por três colunas, sendo essas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados. Dentro das medidas descritivas há três divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.

As medidas descritivas exibe um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando as suas estatísticas. Uma das ferramentas são as medidas de tendência central, que lida com dados numéricos que observa as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

Já as medidas de dispersão tem a função de descrever os dados quando se refere o grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.

E as técnicas de amostragem probabilísticas é classificada como aleatória simples: quando todos os seus elementos tem a mesma probabilidade de serem selecionados, neste tipo de amostragem não existe critério de divisão da população para extração da amostra. Aleatória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com