TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Tese: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  2.826 Palavras (12 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 12

Cap. 6

1 - A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada da economia que, porém, ao mesmo tempo, permite conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países. Em suma a macroeconomia ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis.

A microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda comportamentos das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações. Estuda os mercados que operam os demandantes e ofertantes de bens e serviços. Sob uma perspectiva microeconômica, considera-se a atuação das diferentes unidades econômicas como se fossem unidades individuais.

2 - A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países.

3 - Políticas de estabilização da inflação são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição de renda. O controle inflacionário ou o fim do "imposto inflacionário" representa um dos principais pilares para a distribuição igualitária da renda numa economia. Pois simboliza o repasse direto e indireto de renda às classes mais baixas da sociedade. A afirmação não é correta, pois políticas de estabilização da inflação, ao reduzir as perdas dos trabalhadores (principalmente os de baixa renda), para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no período imediato ao Plano Real, de junho de 1994, ilustra esse ponto.

4 - A ideia da "não-compatibilidade" entre crescimento econômico e distribuição de renda deve estar calçada na teoria de que a elevação da taxa de poupança, necessária para o aumento do investimento e, subsequentemente, para o crescimento econômico, não seria possível com a distribuição de renda, dado que a taxa de poupança da população mais pobre sempre seria inferior. Com relação ao milagre econômico, a ideia de que a concentração de renda deu-se apenas devido à elevação da demanda por mão de obra qualificada, sendo um subproduto do próprio desenvolvimento não parece ser verdadeira, pois se este fosse o caso, uma política intensa de treinamento levaria a uma redistribuição de renda que compensaria os efeitos deletérios do desenvolvimento, fato que pelo visto não se concretizou.

5 - A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI, o Banco Mundial.

6 - A condição de equilíbrio nesse mercado é dada por “Oferta agregada de bens e serviços = Procura agregada de bens e serviços”, e as variáveis económicas são: nível de rendimento e produto nacional, nível de preços, consumo, poupança, investimentos, exportações e importações globais.

b) Mercado monetário;

R: A condição de equilíbrio é dada por “Oferta de Moeda = Procura de Moeda”, e as variáveis económicas são: taxa de juros e reserva de moeda (meios de pagamentos).

c) Mercado de títulos;

R: A condição de equilíbrio é dada por “Oferta de Títulos = Procura de Títulos”, e a variável económica é o preço dos títulos.

d) Mercado de trabalho;

R: A condição de equilíbrio é dada por “Oferta de mão-de-obra = Procura de mão-de-obra”, e as variáveis determinadas são: nível de emprego e taxa de salários monetários.

e) Mercado de divisas.

R: A condição de equilíbrio é dada por “Oferta de divisas = Procura de divisas”, e a variável desse mercado é a taxa de câmbio.

Cap. 7

1 -

A - Moeda é o objeto aceito pela sociedade como intermediário nas trocas econômicas, ou seja, para o pagamento de bens ou serviços.

B - Moeda fiduciária: é aquela cujo único valor é devido a sua aceitação (ou a seu curso forçado imposto por lei), sua emissão é livre de qualquer necessidade de reservas pela autoridade monetária. Moeda lastreada: é um título que tem por base a existência de reservas de metais preciosos (principalmente ouro) pela autoridade monetária (no primórdios do advento do papel-moeda, qualquer indivíduo que tivesse papel-moeda podia realmente resgatar a parte de reservas associada ao papel moeda – cujo valor, ressaltamos, na maioria das vezes não era o mesmo valor de face da nota), sendo sua emissão baseada na existência de tais reservas em quantidade suficiente para que cada unidade monetária tenha a mantenha a mesma quantidade de ouro associada.

2 –

A - Os meios de pagamento são o total de moeda disponível ao setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para efetuar transações.

B - M1: São os meios de pagamento, conceituados como moeda de liquidez imediata, que não rendem juros;

M2 = M1 + depósitos de poupança + títulos privados (depósitos a prazo, letras cambiais, hipotecárias e imobiliárias);

M3 = M2 + fundos de renda fixa + operações compromissadas com títulos federais;

M4 = M3 + títulos públicos federais, estaduais e municipais.

C - A desmonetização da economia é a diminuição da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros da economia, enquanto a monetização é o processo inverso: o aumento da quantidade de moeda sobre o total de ativos financeiros da economia. O processo inflacionário leva a uma maior desmonetização da economia.

D - Ocorre criação de meios de pagamento quando:

A1) Há o aumento de empréstimos ao setor privado pois os bancos comerciais retiram moeda de suas reservas e a emprestam ao público;

A2) Saques a cadernetas de poupança, pois há um aumento de M1 com a redução do estoque de moeda em poder do sistema bancário

Ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com