TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Tese: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  Tese  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

Macroeconomia

I – Introdução:

A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma econo-mia. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controlo inflacionário.

Ela estuda a economia. O estudo macroeconômico surgiu como forma de se opor ao sis-tema mercantilista vigente na Europa. E tem como o foco o mercado de bens e serviços como um todo, isto é, ao transporte, à agricultura, indústrias; e ao mercado de trabalho não preocupando com a diferença de sexo, idade, origem de força de trabalho.A estrutu-ra macroeconômica se compõe de cinco mercados:

. Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

. Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

. Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

. Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.Ex.: Atualmente a taxa básica de juros do Banco Central – SELIC é de 11,75% (desde 03/03/2011)

. Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

. Política Fiscal: É uma ação do governo para ajustar seus níveis de gastos. Assim sendo, acarretará tributos, isto é, política tributária, e controlar suas despesas, ou seja, política de gastos. A Política Fiscal refere-se ao comportamento e à administração das receitas e despesas do setor público.

. A Tributária é utilizada por meio de manipulação da estrutura e alíquotas de impostos para estimular os gastos de consumo do setor privado.

. Política Monetária: É a atuação de autoridades monetárias sobre a quantidade de mo-eda em circulação, de crédito e das taxas de juris controlando a liquidez global do sistema econômico.Existem dois principais tipos de política monetária a serem adotados pelo governo; a política rigorosa e a política flexível.

. Política Comercial: Refere-se à atuação do governo sobre a taxa de câmbio e é uma política que atua no setor externo da economia.Uma política comercial é uma política governamental que rege o comércio com países terceiros. Trata-se das tarifas, subsídios ao comércio, quotas de importação, restrições voluntárias à exportação, restrições à cri-ação de empresas de capital estrangeiro, regulamentação do comércio de serviços e outras barreiras ao comércio internacional. Estas são por vezes restritas a uma união aduaneira.

Mercado Monetário: É um componente do mercado financeiro, relativo à concessão de empréstimos de curto prazo, com prazos de vencimento inicial de um ano ou menos.

. Oferta de moeda = Demanda de moeda:

. Taxas de juros: Estoque de moeda (meio de pagamentos)

• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.Ex.: Cotação do US$.

. Mercado de trabalho – De maneira semelhante aos bens e serviços, mercado de trabalho representa uma agregação de todos os tipos de trabalhos existentes na economia. Neste mercado, determinamos como se estabelece a taxa salarial e o nível de emprego.

II - Principal Objetivo da Teoria Macroeconômica.

Éobter uma visão simplificada do funcionamento da economia que, porém, permita ao mesmo tempo conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países. Ou seja, analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produção existentes na economia. Resumindo, determinar os fatores que influenciam o nível da renda e do produto do sis-tema econômico.

•O problema fundamental da economia é a escassez de recursos e as necessidades ilimi-tadas, tendo em vista que os recursos devem ser empregados de maneira racional, ade-quada, para conseguir maior quantidade de produtos ou satisfação.

•O principal objetivo da teoria macroeconômica é analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produção existentes na economia.Na tentativa de determinar como os preços são estabelecidos desenvolveram-se dois métodos de analise básicos:

. Abordagem do Equilíbrio Parcial – Analisa um determinado mercado sem considerar os efeitos que esse mercado pode ocasionar sobre os demais mercados existentes na eco-nomia. Admite-se que os demais mercados afetam o mercado analisado, mas julga-se que esse mercado não afete os demais.

. Abordagem do Equilíbrio Geral – Acredita-se que tudo depende de tudo, e assim, se quisermos determinar como são formados os preços dos bens, deveríamos inicialmente listar todos os bens que são produzidos pela economia e todos os diferentes tipos de in-sumos que são utilizados, e considerarmos que, nas demandas e ofertas de cada um dos bens, todos os preços dos demais bens são importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com