TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Tese: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Tese  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Macroeconomia

Aula 19

Exercício 1

Numa possibilidade de controle inflacionário uma economia define como política econômica a regra de correção dos salários. Como resultado, verificou que a expectativa da inflação tende a cair para 10% e a produtividade do produto tende crescer em 2iante desta expectativa, qual o fasto nominal dos salários e que tipo de inflação a economia fica submetida? LEMBRANDO – Ganho nominal  exclusiva correção pela variação dos preços

Resposta: A inflação posta na economia é definida como inflação de salários.

(*) Correção salarial = ƒ(πei)

(Correção de salários) %∆w = %πei+z + y/k t+1 (Produtividade do produto)

%w = 10 + 2

%w = 12%

Exercício 2

O Brasil nos anos 80 encontra-se com sua economia fortemente submetida a crescente inflação. Para conter este movimento adotou uma política de indexação de preços e salários. Mostre como isto funcionou e que expectativas foram criadas.

Resposta: Indexação da economia  olhar para o passado e criar a expectativa (de futuro) por um índice apurado.

(*) πet = πet-1 + β (πt-1 - πet-1)

πet Expectativa da inflação esperada no período t

πet-1 Expectativa da inflação esperada no período t - 1

β Variação do indicador de sensibilidade em função do rendimento

πt-1 Inflação verificada

πet-1 Inflação esperada

(**) Wet = Wt-1 (πet) (gatilho de correção)

A indexação da economia é caracterizada por olhar para o passado e criar a expectativa de um índice apurado. O índice apurado é determinado por tais modelos, consequentemente isso funcionou como um gatilho de correção nominal de preços e salários com o objetivo de reduzir perdas, puxando a inflação para baixo com base na inflação passada.

Esse tipo de política econômica implica em mudanças muito fortes para aqueles que ganham salários fixos. Quem ganha salário fixo deve esperar um período (por exemplo, três meses) para ter seu salário corrigido. Durante esses três meses, seu salário continua o mesmo enquanto a inflação se altera, ou seja, ele ganha menos. Há uma grande oscilação. Toda vez que há o indexador, a economia fica engessada. O salário tem uma queda, depois um pico exacerbado com a correção, então entra mais um período sem correção, e o salário cai (em função da inflação).

Exercício 3

Explique o efeito de uma recessão sobre a economia através da Curva de Phillips

Resposta: A curva mostra a relação entre o comportamento da inflação e o índice de desemprego. Quando a inflação tende a crescer, o desemprego tende a diminuir, e vice-versa.

Recessão pode ser dada ou pelo choque de oferta, ou choque de demanda. O primeiro impacto de uma regressão é na demanda agregada. As famílias gastam menos, o governo gasta menos. Os preços caem absurdamente nos mercados, mas ninguém compra. Há uma absurda expectativa negativa, entrando em retração.

A recessão provoca deslocamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com