TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Seminário: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Seminário  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

Macroeconomia

A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como. Renda, produtos nacionais, nível geral de preços, emprego, desemprego, estoque de moeda, taxas de juro, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

Segundo os cenários econômicos mencionados nos dois textos, as variáveis macroeconômicas podem interferir nas atividades empresariais, como os juros, impostos, inflação, etc.

Juros

Podendo citar, por exemplo, o fato de o empreendedor abrir sua própria empresa, utilizando um crédito bancário “financiamento”, o mesmo já começa com um ponto negativo, pois de fato a empresa já inicia suas atividades com uma divida, podendo não dar conta de cumprir com esse compromisso, por esse fato sempre é bom começar seu negocio, com capital próprio evitando assim a inadimplência e o elevado nível de pagamento de juros, por esses eventuais investimentos.

Os juros existem em função de que todas as operações comerciais da economia são realizadas através da moeda. Nele existe, portanto, uma demanda e também uma oferta de moeda – através do Banco Central –, que juntas determinam uma taxa de juros. Aqui, a igualdade entre a oferta e a demanda de moeda, é dá a condição de equilíbrio no mercado monetário. E é ele que impõe, além da taxa de juros, o estoque de moeda.

Impostos

Esta voltado à política fiscal no que diz respeito aos instrumentos disponíveis pelo governo para a arrecadação de impostos e contribuições, e o controle de suas despesas. Ele também é utilizado para estimular ou inibir os gastos do setor privado.

Assim, se o objetivo é reduzir a taxa de inflação, as medidas fiscais empregadas são a redução dos gastos da coletividade ou o aumento da carga tributária, o que inibe o consumo. O governo passa, então, a gastar em regiões mais atrasadas, impor impostos progressivos, ou seja, quanto maior o nível de renda, maior a proporção paga do imposto em relação à renda, etc.

Levando em consideração o texto essa variável, pode interferir na atividade empresarial, no fato do aumento ou reajuste dos impostos. Fazendo com que a empresa produza menos, pelo alto preço dos produtos, gerando consequentemente uma queda nas vendas, a diminuição da mão-de-obra, provocando assim um descontrole dentro de sua organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com