TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Resenha: Macroeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

A macroeconomia é a parte (ou o ramo) da economia que estuda os grandes agregados econômicos. Tais como: Crescimento; Inflação; Desemprego; Taxa de Câmbio; Balança Comercial, dentre outros. A macroeconomia detém o seu enfoque de forma holística se preocupando com o todo, o que não pode ser dissociado das partes, ou seja, dos eventos microeconômicos.

Normalmente, quando se fala do potencial de crescimento da economia tem-se em em mente o Produto Interno Bruto – PIB.

O PIB corresponde ao valor da produçãode todos os bens e serviços finais produzidos na economia em um determinado período de tempo. Para que o produto esteja sendo considerado no PIB, ele precisa ser produzido e ter um valor, o que não significa que terá que ser vendido.

Para a economia, mesmo a produção gera riqueza e quando um produto é desenvolvido este estará aumento o estoque e possivelmente a riqueza da empresa que o produziu.

Há dois tipos de PIB: o nominal e o real.

O PIB nominal corresponde ao valor da produção expresso em moeda corrente. Por exemplo: Se a riqueza de um determinado país for de 2,3 trilhões de reais, este valor será o correspondente ao PIB nominal. Todos os produtos, bens ou serviços possuem valor nominal, que é exatamente aquele que está expresso.

Por outro lado, o PIB real corresponde ao valor do PIB nominal descontada a taxa de inflação. A idéia de retirar a taxa de inflação, é fudamental para se ter conhecimento dos fatores que influeciaram o crescimento do PIB, se foi a produção ou o aumento generalizado dos níveis de preços (inflação).

Para um país que deseja crescer com sustentabilidade, faz-se necessário controlar as taxas de inflação com bastante rigor (e o Brasil está fazendo isso!) e estimular o crescimento da produção ( o Brasil, ainda se encontra deficiente neste ponto).

Tudo que é produzido em um país por empresas nacionais ou transnacionais é incorporado no cálculo do produto interno bruto.

Um outro indicador de crescimento econômico chama-se: Produto Nacional Bruto – PNB.

O PNB representa a produção dos bens e serviços finais na economia, apenas por empresas nacionais, dentre ou fora do país de origem. Por exemplo: A produção da petrobrás na Bolívia fará parte do PIB Boliviano e as remessas enviadas ao Brasil (país de origem) comporá o PNB brasileiro.

No Brasil, há ainda uma dependência das empresas transnacionais, uma vez que estas possuem um grande volume de produção, contribuindo para o índice de crescimento econômico.

A crítica realizada é que nessas empresas o processo de automação também é grande, muitas vezes, deixam de gerar a quantidade de empregos esperada em função do desempenho tecnológico ou da ausência de mão-de-obra especializada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com