TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia. Métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial

Trabalho acadêmico: Macroeconomia. Métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 10

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Microeconomia ou teoria dos preços analisa, a formação de preços no mercado isto é, como empresa e consumidor interagem e decidem a quantidade e o preço de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço. É definida como a alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam aos estudos do comportamento individual de consumidores, firmas bem como, a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais.

As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo, as firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedores de produtos.

Os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As firmas maximizam lucros a partir de custos e receitas possíveis.

A Microeconomia analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõem determinados indivíduos organizados em uma determinada sociedade.

A microeconomia se preocupa-se em explicar como é gerado os preços dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Dividem-se em:

a) 1 Teoria do Consumidor: estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.

b) 2 Teoria de Empresa ou Firma: Estuda a estrutura econômica de organização cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem produtos desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas como monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.

c) 3 Teoria de Produção: Estuda o processo de transformação da matéria prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere aos serviços como, transportes, atividades financeiras e outros.

A Macroeconomia estuda a economia de modo geral, analisando a determinação e os níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos, e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico, pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo, como por exemplo: o desemprego.

A Macroeconomia possui algumas metas como aumentar o número de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

a) 1 Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o mercado de preços.

b) 2 Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão de obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

c) 3 Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

d) 4 Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos superiores ao seu nível de renda.

e) 5 Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

2.1 INFLAÇÃO

É o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. A inflação pode ser dividida em:

a) 1 Inflação de Demanda: É quando há excesso de demanda agregada em relação a produção disponível. As chances da inflação de demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.

b) 2 Inflação de Custos: É associada a inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são os aumentos salariais que fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; e por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentem seus lucros acima da elevação do custo de produção.

c) 3 Índices de Inflação: Servem para medir as variações dos preços e o impacto no custo de vida da população. Cada um tem uma metodologia diferente e a mediação é feita por diversos órgãos especializados como o IGPE (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).

2.1.1 TAXA DE JUROS

A taxa de juros é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado – taxa de juros ativa – ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira – taxa de juros passiva. Existem outros fatores que influenciam a taxa de juros nomeadamente:

a) 1 Taxa da inflação: quanto maior for a inflação maior será a taxa de juros nominal de forma a proporcionar uma taxa de juros positiva ou não muito negativa;

b) 2 Procura de moeda: sendo a taxa de juros o preço pago pela utilização do dinheiro, quanto maior for a procura da moeda, maior será a taxa de juros;

c) 3 Risco do devedor: ao aumentar o risco do devedor e a possibilidade de incumprimento, maior será a taxa de juros.

2.1.1.1 TAXA DE CÂMBIO

É o preço de qualquer moeda estrangeira, medida em unidades ou frações da moeda nacional. Como ocorre em praticamente todo o mundo a moeda mais utilizada em tal aferição é o dólar norte-americano, fazendo dessa moeda a referência usual de cotação no mundo financeiro nacional ou mundial. Em outras palavras a taxa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com