TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memória da educação escolar no Brasil moderno

Projeto de pesquisa: Memória da educação escolar no Brasil moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Memória da educação escolar no Brasil Contemporâneo

Etapa 4

A escola E.M.E.B. “Profª Inês Prado Zamboni.”.

Itatiba/SP

Histórico da E.M.E.B. “Profª Inês Prado Zamboni”

A escola escolhida para a pesquisa foi uma unidade que atente uma clientela significativa em nossa cidade. Localizada no San Francisco, cidade de Itatiba/SP, esta escola foi inaugurada em maio de 2008. A comunidade do bairro então, foi agraciada com uma das mais modernas escolas municipais do estado de São Paulo, uma obra construída dentro dos atuais padrões de desenvolvimento sustentável, que pode abrigar aproximadamente 1500 alunos; (fundada no contexto contemporâneo).

Situada a Avenida Antonio Nardi nº 100, o prédio tem aproximadamente 4000 metros em um terreno de 21.569 metros quadrados. Conta com vinte e uma salas de aulas, laboratório de informática, laboratório de ciências, sala de artes, biblioteca, sala de apoio, sala de professores, sala de atendimento a pais, secretaria, salas de coordenação, vice-direção, sala de jogos, brinquedoteca, almoxarifados, cozinha, amplos banheiros, incluindo o banheiro para cadeirantes, camarins, copa funcionários, além de guarita, zeladoria e parquinho.

O ginásio de esportes abriga aproximadamente 1200 pessoas e quadra poliesportiva para handebol, futebol de salão, basquete e vôlei.

A nova escola do San Franscisco precisava de um nome que viesse ao encontro a sua magnitude. E em 16 de Outubro de 2007, durante a sua construção, a LEI 3.997 denominou como patronesse da escola uma grande mulher e educadora de nossa cidade, tendo sido a primeira Diretora da antiga EEPG Profª Albertina Marques, a professora: Inês Prado Zamboni. Fica criada, então a:

“E.M.E.B. PROFESSORA INÊS PRADO ZAMBONI”.

Antes da inauguração da escola, os estudantes do bairro eram atendidos na EMEB “Prof Albertina Marques” e a demanda aumentava com o passar dos anos. A partir do dia 12 de maio de 2008, aproximadamente 450 alunos de Ensino Regular e 250 alunos da Educação de Jovens e Adultos da “EMEB Profª Albertina Marques” passaram para o novo prédio EMEB “Prof Inês Prado Zamboni que abrigava aproximadamente 1.221 alunos, distribuídos em trinta e nove classes do Ensino Regular, ciclos I, II e III nos períodos matutino e vespertino e oito classes da Educação de Jovens e Adultos, 6ª ao 9º séries no período noturno com 217 alunos. O corpo docente é formado por 29 professores concursados e 24 professores não concursados, e todos fazem formação.

A escola abriga 5 funcionários para limpeza, 1 vice-diretora, 3 merendeiras, 5 inspetores de alunos, 1 afastada por licença saúde, 3 coordenadoras, 4 escriturários, 1 porteiro, 1 zelador, possue1 cozinha, 1 cantina, 1 copa.

A equipe é composta pela diretora, a vice-diretora e coordenadoras pedagógicas. A corrente pedagógica à qual a escola se filia é a Construtivista.

A inauguração oficial ocorreu no dia vinte e nove de Novembro de 2008, coincidindo com a comemoração dos cento e cinquenta e um ano de emancipação político-administrativa do município. Toda a equipe escolar tem hoje como meta elevar o nome da escola, por meio da busca de um ensino de qualidade, com profissionais comprometidos com seu trabalho dentro da educação e seguindo os exemplos deixados pela patronesse: incentivar a solidariedade, o amor à profissão e o respeito aos nossos alunos e comunidade.

A Escola oferece aulas de informática, integradas com a proposta pedagógica. O Projeto Salas de Leitura contribui com a catalogação dos livros da biblioteca da escola e proporciona a centenas de alunos a oportunidade de leitura com a troca de livros feita uma vez por semana quando eles podem escolher a obra e levar para casa para devolver na semana seguinte. Os projetos oferecidos na rede municipal são integrados ao currículo da escola. Estes são nas áreas de Educação Física, Artes, Leitura, Música e Ciências.

A Escola conta também com uma ampla e equipada sala de recursos multifuncionais para atender os alunos com dificuldades de aprendizagens e dificuldades especiais.•.

Por ser uma escola da rede pública, os principais desafios a serem vencidos é a escola ocupar seu devido lugar na sociedade , a valorização do professor pela e a participação da família na escola.

Acervo fotográfico

Etapa 1

Somos feitos de tempo?

A história da humanidade sempre foi marcada por grandes acontecimentos, sobre os quais o homem tem sido o protagonista dos mesmos, através da sua ação transformadora, provocando grandes impactos em diversas áreas da sociedade. A história da educação, por exemplo, foi um processo que sofreu modificações significantes no decorrer dos anos, porém, há sempre uma busca para melhor ajusta-la para que seja realizada com qualidade, mas todo esse processo só é desenvolvido devido a intervenção dos indivíduos.

Percebe-se através da história que sempre houve uma necessidade de preservar a memória, de identificar os principais personagens que causaram impactos em algumas áreas. É impossível pensar o homem como um ser universal, porque o mesmo sempre vem sofrendo interferências no seu modo de viver. O Brasil, por exemplo, é um país com uma forte mistura de raças e culturas, assim formando um povo que apesar de não ser todos iguais, guardam uma herança cultural do que aprenderam com seus antepassadas. Na área da educação é notável o quanto ela foi transformada, e quando se faz uma retrospectiva de sua história é provado o quanto colaborou para o desenvolvimento do homem enquanto sujeito crítico.

A história da educação passou por diversas crises e continua a enfrentar, mas não é resultado apenas de um único fator, envolve também jogos de poder, porque está relacionada diretamente com a política, que é um dos principais responsáveis pelo fortalecimento e enfraquecimento da forma de como o sistema educacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com