TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação escolar de memória no Brasil moderno

Tese: A educação escolar de memória no Brasil moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Tese  •  2.043 Palavras (9 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Memória da Educação escolar no Brasil contemporâneo

Escola Estadual Coronel Manoel Soares do Couto

História da Educação e da Pedagogia

Adriana Marcia de Matos / 3830712549

Ana Marcia Lopes Lima / 1299908124

Maria D'Ajuda Alves Pereira /1299883909

Rosilene Herculana Goveia Marra3815650295

Selma Alves Rodrigues 3808620381

Atividade prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “história da educação e da Pedagogia”, -3º semestre-, sob orientação da professora- tutora à distância Camila de Melo Andriotte.

Universidade Anhanguera Uniderp

Belo Horizonte

2013

Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo

Escola Estadual Coronel Manoel Soares do Couto

Introdução

Somos feitos de tempo

Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos estão sempre mudando com o passar desse tempo.

À medida que enfrentamos os problemas, não só da vida pessoal, mas também as experiências coletivas.

É assim que produzimos a cultura que pertencemos. O passado não está morto, porem nele está todas as raízes do presente.

Cada ser humano de cada época e tempo têm sua história e seu passado. Sendo assim podemos ter como base que: “o tempo da sentido as nossas vidas”.

As antigas concepções da história segundo os povos tribais não privilegiam os acontecimentos da vida da humanidade e para eles o passado se remete aos “primórdios”. Sendo assim antes bem antes de Aristóteles, surgiu “Heródoto” que escreveu o livro “histórias”, apresentando em seu livro uma investigação sobre o tempo (que não apague o trabalho dos homens).por isso foi chamado de “pai da historia”.

No período do renascimento, foi eleita a razão, dando privilégio a duas disciplinas: matemática e ciências da natureza. Surgindo assim o humanismo, homes profissional da burguesia e do clero. E nesse período surgiu a democracia, permanecendo até os dias de hoje.

Mas foi a história moderna e contemporânea, no século XVII, que surgiu a modernidade, no período do iluminismo que houve a ruptura da tradição aristocrática e o feudalismo substituído pela Revolução Industrial. Com isso podemos pensar no aperfeiçoamento da humanidade, no progresso e na reflexão pedagógica. Sedo assim destacamos a interação família- escola, tornado importante para o desenvolvimento da infância.

A origem da educação escolar no Brasil – a ação dos jesuítas como parte do movimento da Contra Ceforma católica

Teve início no século XVI, o processo de reformas religiosas, onde a igreja católica perdia sua identidade . Ao final da Idade Média, a burguesia comercial estava em plena expansão, estava inconformada, pois seus juros e lucros eram condenados pelos religiosos. Mas a igreja arrecadava dinheiro para construções da Basílica de São Pedro em Roma do com a venda do perdão.

Martinho Lutero ( monge agostiniano alemão), foi um dos primeiros a contestar os dogmas da igreja católica, sendo convocado a desmentir suas 95 teses, pelo imperador Caros em 1521. Fazendo sua defesa mostrando a necessidade da reforma da igreja católica.

Com essa reforma preocupados com a perda de seus fiéis, bispos e papas, reúnem entre si na cidade de Treno para traçar um plano de reação.

No Concilio de Treno ficou definido; catequização dos habitantes de terra descobertas, através da ação dos jesuítas; retomada do Tribunal do Santo Ofício: Inquisição (punir e condenar os acusados de heresias); criação do Index Librorium Proibitorium (indíce de livros proibidos); evitar a propagação de ideias contrarias a igreja católica.

O espanhol Inácio de Loiola em 1534 criou a companhia de Jesus, com objetivo de servir de luta pela Igreja Católica Apostólica Romana. Assim os Jesuítas - soldados de cristo – através da catequese e da educação, serviram à ação da Contra-Reforma, protegendo os indígenas assim compensando as perdas do catolicismo na Europa, convencendo as populações nativas do novo mundo.

Em muitos países europeus as minorias religiosas foram perseguidas e muitas guerras religiosas ocorreram, fruto do radicalismo. Como exemplo ocorreu à guerra dos “Trinta Anos” (1618-16480), colocou católicos e protestantes em guerra por motivos religiosos.

No Brasil os primeiros jesuítas chegaram com Tomé de Sousa, em 1549, liderado por Manoel da Nóbrega, que se tornou o providencial, chefe da ordem no brasil.

Fases de desenvolvimento no descobrimento do Brasil até a segunda República, e sua contribuição para a educação brasileira.

Período Fases de desenvolvimento Contribuição para educação

Brasil Colônia

1500

Descobrimento do Brasil

Educação tribal- baseada na educação difusa, crença em deuses e conservava a imagem. Dominação das almas.

1549 a 1759 Período Jesuítico Tinha fundamentos clássicos, submissa ao poder da igreja. Catequização dos habitantes de terras descobertas.

Brasil Império 1789 O Brasil foi elevado a Reino, deixando de ser Colônia, configurando para Império. Que foi importante no âmbito educacional. Carência de livros, então raros. A transferência da Biblioteca Real para o Brasil, melhorando o sistema educacional.

Primeira República

1889-1929 A república proclamada adota o modelo político americano baseado no sistema presidencialista. Na organização escolar percebe-se influência da filosofia positivista. Escola primária gratuita, como princípios orientadores seguiam laicidade, transformar o ensino em formador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com