TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia. Demanda e oferta

Resenha: Microeconomia. Demanda e oferta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Resenha  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

Microeconomia

Ou teoria de preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercado especifico.

A Microeconomia preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (por exemplo: soja, automóveis) e de fatores de produção (salário, aluguéis, em mercados específicos)

Ela é bastante competitiva e se divide em: Teoria da Firma que estuda a estrutura econômica de organização cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda as relações entre variações dos fatores de produção e sua consequência no produto final.

Teoria do consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.

Teoria da firma: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para as vendas no mercado. Estuda as relações entre variações de produtos e suas consequências no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.

Demanda e oferta

A análise da demanda de bens e serviços deu origem ao estudo da teoria micro econômica, a qual representa grau de satisfação para com os bens econômicos dos consumidores e a satisfação de suas necessidades.

A demanda é considerada como um dos fatores de formação dos preços defendida pela teoria do valor-unidade trata-se de uma forma subjetiva de que o valor tem a origem da relação do homem com os objetos (visão utilitarista).

Contrapondo a teoria do valor-unidade temos a teoria do valor-trabalho, que afirma que o preço se forma através da oferta, e seus custos estariam ligados pelo fator da mão de obra que por sua vez estariam incorporados ao produto ou serviço, com esse sentido temos uma teoria objetiva diretamente ligada aos custos de produção.

Na atualidade não seria possível apenas com base nos custos de produção e de mão de obra determinar o comportamento dos preços de bens e serviços sem considerar a demanda, por isso podemos afirmar que a teoria do valor-trabalho e a do valor-utilidade se completa.

Lei da oferta e da procura

Toda demanda e oferta determina o preço e a quantidade e equilíbrio de um bem ou serviço em um mercado. O equilíbrio entre oferta e a demanda do bem quando o preço é igual a unidade monetária.

Na interação da oferta teremos o preço e a quantidade de equilíbrio entre preço e quantidade que atendem consumidores e produtores simultaneamente, se a quantidade ofertada se encontra abaixo daquela de equilíbrio teremos uma situação de escassez do produto, havendo uma competição entre consumidores, pois a procura será maior que as ofertadas.

Formando-se uma elevação nos preços até atingir o equilíbrio e este é o ponto que se encontra quando há uma competição entre empresas ou consumidores. Há uma tendência natural do mercado, pois para chegar a uma situação de equilíbrio estacionaria. Para uma movimentação livre para que o sistema de concorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com