TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia: formação de preços

Artigo: Microeconomia: formação de preços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Artigo  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Microeconomia: formação de preços

Com base nos itens encontrados, te como objetivo demonstrar os resultados financeiros das empresas aéreas TAM. S.A. e Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A.. Relatando assim dois exemplos sobre o conceito de maximização dos lucros. Um dos exemplos é o conceito, segundo a matemática financeira. Para alcançar a meta de maximização dos lucros, o gerente financeiro tomaria apenas ações que gerassem uma grande contribuição para o total de lucros da empresa. Assim o lucro por ação é calculado ao se dividir o total do lucro do período para os acionistas da empresa, pelo numero de ações emitidas. Então a meta da empresa é simplesmente maximizar a riqueza dos proprietários da empresa.

Conceitos, segundo a economia. O faturamento total das vendas da empresa, sem que tenham tirado o lucro e as despesas são as receitas. A receita total de qualquer empresa que está em um mercado bastante competitivo, ou seja, quando tem um preço fixo tanto para empresas como para consumidores, poderá ser calculado através da multiplicação do preço cobrado pela quantidade vendida. Os custos econômicos são as despesas explicitas realizada pela empresa, ou seja, despesas com salários, energia, água, aluguel, etc.. E o lucro é a diferença entre a receita total das vendas e o custo total de produção. Assim uma empresa operando em um mercado de concorrência perfeita, maximizará o seu lucro ao nível de produção em que a diferença entre a receita total e os custos for máxima.

A maximização de lucro na empresa TAM. S.A. entre o ano de 2005 para o ano de 2006 ocorreu um crescimento de 30,02% pois foi lançado o sistema de perfis de tarifas. Houve uma forte expansão na abertura de seis novas rotas internacionais. E lançou um programa de fidelidade para os passageiros que escolhessem a TAM. Entre o ano de 2006 para o ano de 2007 ocorreu um crescimento de 10,98% pois foi desenvolvido atividades para o mercado executivo, de turismo, lazer e cargas visando um melhor aproveitamento das aeronaves com o objetivo de atender a demanda do mercado brasileiro. A TAM é uma companhia aérea de baixo custo operacional e tem significantes reduções de custos através de um uso eficiente das aeronaves da companhia.

A empresa GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. entre o ano de 2005 para o ano de 2006 ocorreu um crescimento de 42,44% em virtude do crescimento da oferta de assentos de demanda. A empresa GOL maximiza as opções aos passageiros, com ofertas diferenciadas em diversos horários, com conexões para todos os destinos atendidos. A companhia mantém uma enxuta estrutura de custos, o que possibilita ofertar mais assentos a preços acessíveis, a um contingente maior de passageiros para diversos destinos. Entre o ano de 2006 para o ano de 2007 ocorreu um crescimento de 30,64% em virtude de quatro ações promocionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com