TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modo de produção asiático

Artigo: Modo de produção asiático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Artigo  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  181 Visualizações

Modo de produção asiático

É o modo como se estruturavam a economia e a produção de bens nos primeiros estados surgidos no oriente. A agricultura fez o homem abandonar o nomadismo.

Antes as terras pertencentes aos camponeses passou a ser comandada ao estado, dividiam- se entre nobreza que era formada por sacerdotes e guerreiros.

Esse cenário se caracterizava como um estado Centralizador. Onde reis e imperadores eram venerados.

Esse poder passou a ser chamado de despotismo oriental características: formação de grandes comunidades agrícolas e apropriação excedente de produção. Dai em diante se dividira, e exploradores e explorados.

A diferença entre civilizações antes se desenvolveram no norte da africa e extremo oriente, todas as nações de dividiram e receberam o nome de modo de produção asiático.

Modo de produção escravista

Surgiu na Grécia clássica e dominou a roma, esse modo de produção foi praticado por todo império romano.

A separação das cidade estado dificultou a comunicação entre as mesmas. Mantinham então a mesma cultura, religião língua ... apenas o governo não dominava toda a população. Em cada família era proclamado um homem que organizaria tudo.

Conforme as famílias nobres iam aumentando mais gente era necessário para para o cultivo de terras. O problema so era resolvido com guerras de conquista. O derrotado seria escravizado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com