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Civilização Como Processo De Abrandamento Dos Costumes, De Refinamento Nos Modos De Distinguir As Funções Naturais Como Comer, E Também A Polidez No Trato Com O Outro. Bárbaros Seriam Os Brutos Grosseiros Que Ignoram As Boas Maneiras, A Civilidade.

Artigo: Civilização Como Processo De Abrandamento Dos Costumes, De Refinamento Nos Modos De Distinguir As Funções Naturais Como Comer, E Também A Polidez No Trato Com O Outro. Bárbaros Seriam Os Brutos Grosseiros Que Ignoram As Boas Maneiras, A Civilidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  2.345 Visualizações

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Civilização como processo de abrandamento dos costumes, de refinamento nos modos de distinguir as funções naturais como comer, e também a polidez no trato com o outro. Bárbaros seriam os brutos grosseiros que ignoram as boas maneiras, a civilidade.

PROCESSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO

6ª AA QUESTÃO 01 29/04/13 a 13/05/13

Francis Wolff, citado por Maria Lúcia Aranha, distingue três sentidos da barbárie, conforme três concepções de civilização:

( ) I - Civilização como processo de abrandamento dos costumes, de refinamento nos modos de distinguir as funções naturais como comer, e também a polidez no trato com o outro. Bárbaros seriam os brutos grosseiros que ignoram as boas maneiras, a civilidade.

( ) II - Civilização é tudo aquilo que, nos costumes, em especial nas relações com outros homens e outras sociedades é constitutivo da humanidade; em oposição se supõe bestial uma luta impiedosa pela vida.

( ) III - Civilização como patrimônio das ciências, letras e artes, enfim, pelo estágio de desenvolvimento da cultura humana. Os bárbaros seriam os insensíveis à beleza e ao saber.

Estão corretos:

( ) Os textos II e III apenas.

( ) Os textos I, II e III.

( ) Os textos I e III apenas.

( ) Os textos I e II apenas.

( ) O texto III apenas.

PROCESSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO

7ª AA7ª AA QUESTÃO 01 29/04/13 a 13/05/13

Pestalozzi, Froebel e Herbart foram pedagogos e exerceram uma influência significativa no séc. XIX com repercussão até os nossos dias. Com base nos estudos do capítulo “O final do percurso – Idade Moderna e Idade Contemporânea” e na leitura obrigatória indicada, associe a primeira coluna com a segunda.

01. Pestalozzi ( ) Fundou uma escola em que recolhia órfãos, mendigos e pequenos ladrões. Com avançada concepção, que aliava formação geral e profissional, tentou reeducá-los recorrendo a trabalhos de fiação e tecelagem.

02. Froebel ( ) Uma visão mística marca seu pensamento e sua obra. Sua principal contribuição pedagógica resulta da atenção para com as crianças na fase anterior ao ensino elementar, ou seja, a educação da primeira infância.

03. Herbart

( ) Desenvolveu uma pedagogia social e ética com finalidade de formar o caráter moral por meio do esclarecimento da vontade, que se alcança pela instrução. Como é possível perceber, para ele, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual), o que supõe uma unidade das atividades mentais (querer e pensar).

A sequência correta está contida em:

( ) 1 2 3

( ) 3 1 2

( ) 3 2 1

( ) 1 3 2

( ) 2 1 3

PROCESSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO

6ª ACQF QUESTÃO 01 29/05/13 a 13/05/13

Leia os três textos abaixo.

Texto 1

Atenas havia se tornado o centro da vida social, política e cultural da Grécia, em virtude do crescimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares. Atenas viva seu momento de maior florescimento da democracia. "A democracia grega possuía duas características de grande importância para o futuro da filosofia. Em primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis. Em segundo lugar, e como consequência, a democracia, sendo direta e não por eleição de representantes no governo, garantia a todos a participação no governo e os que dele participavam tinham direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar”. Surgia assim, a figura do cidadão. ( )

Texto 2

O surgimento da filosofia na Grécia não é, na verdade, um salto realizado por um povo privilegiado, mas a culminância de um processo que se fez através de milênios e para o qual concorreram diversas transformações. A escrita gera uma nova idade mental fixando a palavra e, consequentemente, o mundo para além daquele que o profere.( )

Texto 3

Na Grécia, a invenção da Moeda desempenha um papel revolucionário. Muito mais do que um metal precioso que se troca por qualquer mercadoria, a moeda é um artifício racional, uma convenção humana, uma noção abstrata de valor. A pólis se faz pela autonomia da palavra: não mais a palavra mágica dos mitos, concedida pelos deuses e, portanto, comum a todos, mas a palavra humana do conflito, da discussão, da argumentação. Decorre disso tudo, uma nova concepção de virtude (areté), diferente da virtude do guerreiro belo e bom. Se antes a virtude era ética, aristocrática, agora é política, voltada para o ideal democrático da igual repartição do poder.( )

Assinale a alternativa correta.

( ) Apenas os textos 2 e 3 estão corretos.

( ) Os textos 1, 2 e 3 estão corretos.

( ) Apenas os textos 1 e 2 estão corretos.

( ) Apenas os textos 1 e 3 estão corretos.

(

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