TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE PREÇOS

Projeto de pesquisa: MÉTODOS DE PREÇOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  12.370 Palavras (50 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 50

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho de produção textual tem como objetivo apresentar uma importante ferramenta de planejamento que está à disposição dos administradores, tendo em vista a competitividade do mercado, a globalização e tecnologias altamente avançadas. Neste sentido, há a necessidade de se buscar alternativas de planejamento e controle que facilitem ao administrador 3. MÉTODOS DE CUSTEIO

• CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Custeio por Absorção, também chamado “custeio integral” é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos, diretos e indiretos, fixos e variáveis causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

O sistema de custeio por absorção é aquele sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção. Custeio por absorção é o método que consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção, quer de forma direta ou indireta. Assim todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, são absorvidos pelos produtos.

O sistema de custeio por absorção apropria todos os custos da área de fabricação.

• CUSTEIO DIRETO OU VARIÁVEL

O custeio direto ou variável fundamenta-se na separação dos gastos em variáveis e fixos, isto é, em gastos que oscilam proporcionalmente ao volume da produção e vendas e gastos que se mantêm estáveis perante volumes da produção e vendas oscilantes dentro de certos limites. O custeio direto só considera aquilo que acompanha diretamente a produção, admitindo que os custos fixos devem ser excluídos porque não seguem o ritmo do que se fabrica.

O sistema de custeio variável ou direto é um método que considera apenas os custos variáveis de apropriação direta como custo do produto ou serviço. É um processo de apuração de custo que exclui os custos fixos. Segundo Meglioni "enquanto no custeio por absorção eles são rateados aos produtos, no custeio variável, são tratados como custos do período, indo diretamente para o resultado igualmente as despesas". A diminuição da necessidade de rateio deve-se ao fato de que no sistema de custeio variável, são alocados aos produtos e/ou serviços, somente os custos variáveis e, como na maioria dos casos, os custos variáveis também são diretos, não alocando os rateios dos custos indiretos.

• CUSTEIO ABC

O sistema de custeio baseado em atividades ABC, procura, igualmente, amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio, necessários aos outros sistemas de custeio, principalmente no que tange ao sistema de custeio por absorção.

Poderia ser tratado como uma evolução dos outros sistemas de custeio, mas sua relação direta com as atividades envolvidas no processo configura mero aprofundamento do sistema de custeio por absorção, é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos.

Este sistema tem como fundamento básico a busca do princípio da causa/ação, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, para lhe imputar o valor.

4. DIFERENÇA ENTRE CUSTO VARIÁVEL E CUSTO POR ABSORÇÃO

Custo variável é um método também bastante utilizado como por Absorção, porém é incompleto uma vez q não considera os custos fixos, que podem representar uma parcela relevante no custeio. É um importante método para avaliação gerencial, porém não atende a legislação sendo realmente aplicável e, ou interessante na atividade fim da empresa. Consequentemente não pode ser utilizado como o único método de Custeio.

É o método que considera que os produtos devem receber somente os custos que ‘causam’ ao serem fabricados. Então, somente os custos variáveis são apropriados aos produtos. Os custos fixos são tratados como custos do período, sendo tratado como despesa.

Custo por absorção é um método geralmente utilizado nas empresas por questão de prudência, uma vez que está amparado pela legislação brasileira e consequentemente aceito pela Auditoria. Particularmente considero o mais próximo do ideal, devido segregar custos e despesas e não necessitar de um controle tão preciso sobre a operação, o que é uma dificuldade na maioria das empresas. Por outro lado, se perde na qualidade da informação enquanto gestão, devido à dificuldade em se apurar o custo por processos, deficiências na operação e consequentemente uma possível perda de margem de lucro.

Consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção, de forma direta ou indireta. Sejam custos fixos ou variáveis, todos são absorvidos pelos produtos.

É o método utilizado para custear os estoques e determinar os CPV

5. PREÇOS DE VENDAS E GERAÇÃO DE LUCROS

Na formação do preço de venda pelo, será acrescentada uma margem para cobrir os demais gastos que não estão incluídos no custo ( tributos, comissões, etc ) e também o lucro desejado.

É claro que se o custo de fabricação for cuidadosamente calculado bastará à indústria, levando em consideração o preço de mercado e a expectativa de lucro de seus sócios ou acionistas acrescentar a margem de lucro a fim de que possam garantir a continuidade da empresa.

A ocorrência desses fatores na peculiaridade de cada empresa torna o processo de estabelecimento de preços uma tarefa complexa. Uma formação de preços criteriosa precisa observar três aspectos: preços baseados nos custos, preços baseados na concorrência e preços baseados no valor para o cliente. O preço baseado nos custos deve ser suficientemente alto para cobrir o custo total de produção e comercialização. O custo total inclui custos fixos e variáveis. A impossibilidade de cobrir os custos totais representa perda de dinheiro para a organização.

O preço baseado na concorrência considera a concorrência ao tomar decisões de preço, igualando aos da concorrência ou ficando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com