TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS NA PESQUISA EM ANTROPOLOGIA

Projeto de pesquisa: MÉTODOS NA PESQUISA EM ANTROPOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  1.239 Visualizações

Página 1 de 8

MÉTODOS NA PESQUISA EM ANTROPOLOGIA

• Considerando os dois campos de pesquisa de investigação da Antropologia ( o biológico e o cultural ), è necessário distinguir entre método e técnica pertinentes a cada um deles.

• O que é método?

É “um conjunto de regras úteis para a investigação, é um procedimento cuidadosamente elaborado, visando provocar respostas na natureza e na sociedade gradativamente;

Sintetizaremos os métodos desta forma:

1. MÉTODO HISTÓRICO:

Consiste em investigar eventos do passado, a fim de compreender os modos de vida do presente, que só podem ser explicados a partir da reconstrução da cultura e da observação das mudanças ocorridas ao longo do tempo.Nessa análise histórica, a cultura do homem é desvendada.

Ex: Origem e mudança da sociedade Xavante.

2. MÉTODO ESTATÍSTICO:

Método muito utilizado tanto no campo biológico, verificando as variabilidades das populações, quanto no campo cultural, levantando diversificações nos aspectos culturais.

Os dados, depois de coletados, são reduzidos a termos quantitativos, demonstrados em tabelas, gráficos, quadros etc. Dessa maneira, podem-se verificar a natureza, a ocorrência e o significados dos fenômenos e das relações entre eles, tanto de natureza biológica quanto cultural.

Ex: Dimensão do corpo humano, grupos sanguineos, variedades de religiões, diversificações de habitações.

3. MÉTODO ETNOGRÁFICO :

Refere-se à análise das sociedades, principalmente das primitivas, ou ágrafas e de pequena escala.Mesmo o estudo descritivo requer alguma generalização e comparação implícita ou explícita. Tem a finalidade de conhecer melhor o estilo de vida ou a cultura específica de determinados grupos.

Ex: Estudo dos índios do Alto Xingu e dos Yanomami de Roraima.

4. MÉTODO ETNOLÓGICO OU COMPARATIVO:

Amplamente empregado tantos pelos antropológos físicos quanto pelos culturais. Este método permite verificar difernças e semelhanças apresentadas pelos materiais coletados.

A Antropologia Física compara aspectos físicos, populações extintas, através dos fósseis, ou grupos humanos existentes, analisando características anatômicas: Cor da pele, dos cabelos , grossura dos lábios etc.

Ex: Através do estudo dos fósseis, é possível verificar a evolução doshominídeos, a distinção entre o homem e o primata. A análise de populações vivas possibilita constatar as diferenças raciais.

O método comparativo, utilizado pelo antropológo cultural, compara padrões, costumes, estilos de vida, cultura do passado e do presente, ágrafas ou letradas.( para obter melhor compreensão desses grupos).

Ex: populações indígenas, rurais e urbanas.

Instituição( família, religião, política, econômia), usos e costumes, linguagem, habitações, meios de transportes etc.

5. MÉTODO GENEALÓGICO:

Permite o estudo do parentesco com todas as suas implicações sociais: Estrutura familiar, relacionamento de marido e mulher, pais e filhos, e demais parentes; informações sobre o cotidiano, a vida cerimonial ( nascimento, casamento,morte ) etc.

Através do levantamento genealógico, não apenas o pesquisador terá a confirmação dos dados já observados, mas também novas informações poderão vir à luz.

Obs: É necessária a presença de um informante que revele nomes das pessoas, a filiação clânica, sua posição dentro da estrutura social, e o relacionamento entre as pessoas, indivíduos ausentes ou já falecidos.

6. MÉTODO FUNCIONALISTA:

Refere-se ao ao estudo das culturas sob o ponto de vista da função, ou seja, ressalta a funcionalidade de cada unidade da cultura no contexto cultural global.

Ex: Verificar as funções de usos e costumes de determinada cultura que levam a uma identidade cultural.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

B.Angel,Espina Barrio. Manual de Antropologia Cultural.Pernambuco: Editora Massangana,2005.

MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia Cultural-Iniciação,Teoria e Temas.Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.

PELTO, J. Pelto.Iniação ao Estudo da Antropologia. Rio de Janeiro:Zahar editores,1977.

O MÉTODO ANTROPOLÓGICO: UM OLHAR ORIGINAL

O século XX vê nascer a Antropologia moderna com estabelecimento das bases que fundamentam a Antropologia atual: o seu método. Abandonando a divisão de tarefas na coleta e análise de dados culturais, os antropólogos modernos fizeram a fusão entre o viajante e o teórico num só indivíduo: são eles próprios que vão observar os grupos culturais onde vivem, e são eles próprios que se recolhem em seus “gabinetes” para análise e sistematização dos dados colhidos. Esse novo método consiste na observação participante: o antropólogo, ao mesmo tempo em que observa um grupo, participa do mesmo espaço – não como nativo, pois isso é impossível e não faz parte do objetivo da pesquisa antropológica, mas como observador mesmo, - procurando olhar de perto os fenômenos sócio-culturais e as práticas cotidianas que compõem o universo cultural que ele quer compreender no tempo e no espaço de sua manifestação concreta. Fazem parte, portanto, da observação participante, o distanciamento físico, mas um distanciamento cultural, através do qual o observador procura não interferir sobre a realidade observada e, principalmente, não deixar que ela interfira “emotivamente” sobre si), e a sua capacidade de estranhamento em relação ao objeto (que é a capacidade do observador olhar para os eventos culturais de um determinado grupo como algo completamente diferente de tudo que já tenha observado anteriormente, tanto na sua cultura, como em outra qualquer). Ele pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com