TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Que Tem Para A Antropologia O Reconhecimento Da Alteridade E Do Entendimento Do Ponto De Vista Do Outro

Dissertações: A Importância Que Tem Para A Antropologia O Reconhecimento Da Alteridade E Do Entendimento Do Ponto De Vista Do Outro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2012  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  2.529 Visualizações

Página 1 de 2

Ao realizar seus estudos, os antropólogos procuram compreender qual a situação da sociedade a ser analisada, levando em consideração os valores culturais, políticos, de certa forma ‘se colocando’ no lugar de cada sujeito para de fato saber compreender tal situação.

Para ter uma ideia ampla, a antropologia procura compreender a estrutura social visando sua contribuição para o sujeito agir e pensar principalmente no meio coletivo, ou seja, em seu local de trabalho.

A Antropologia tenta identificar através dos estudos feitos sobre os sujeitos, suas interpretações, sua maneira de agir que, em inúmeras vezes acabam sendo contraditórias.

É difícil, de se colocar no lugar de um sujeito que, está em seu local de trabalho, diante de seus colegas de equipe e de seus superiores, sendo que estes últimos por sua vez lhes concede algumas ordens e mesmo sabendo que estas não serão benéficas para a empresa e até mesmo para os sujeitos que ali trabalham acabam sendo obrigados a cumpri-las caso contrário estão demitidos.

São essas situações que os antropólogos procuram identificar para que de fato possam saber o que acontecia e porque agiam desta maneira, se é pelo fato da época, da cultura, dos seus antepassados, ou seja, qualquer outro fator, possibilitado fazer comparações entre as diferenças que se somaram durante os anos, se é que teve alguma diferença para estes sujeitos.

Tendo a pesquisa antropológica o sentido de analisar e identificar o ponto de vista do “outro”, ou seja, ter uma noção de alteridade, analisar o que o Outro pensa sobre o que está fazendo, implica na pergunta que o analista pensa sobre aquilo, e qual o significado que o Outro atribui.

Portanto, só existe Antropologia quando o Outro é transformado em interesse próprio (meu) de pesquisa e de relacionamento. Por esta razão a alteridade é fundamental na Antropologia.

A Antropologia destaca as diferenças culturais, inclusive a do próprio antropólogo, mas sempre mantendo respeito para com a cultura dos outros.

O antropólogo que procura “se colocar no lugar do outro”, “ver as coisas do ponto de vista dos nativos”, diante destas interpretações faz um autoconhecimento da sua própria sociedade, da qual pertence relacionando questões do tipo: Será que tais sujeitos sabem o que estão fazendo? Pensam no que estão fazendo? Qual o real sentido tem isso, para eles?

É por essas e outras que a Antropologia nada mais é que a ciência que se volta para o estudo do Outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com