TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Por ter se transformado no mais destacado ambiente das decisões de consumo, o setor de supermercados é balizador de estratégias de marketing desenvolvidas pelo setor produtivo, o varejo de alimentos é o principal foco das atenções do mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

1. MICROECONOMIA E MACROECOMIA

Nos mercados oligopolistas onde não exista cooperação entre as empresas a curva da procura do produto da empresa depende da reação das outras empresas.

A concorrência neste tipo de mercado para evitar guerras de preços poderá ser feita a outros níveis como nas características dos produtos distintas do preço (ex., qualidade, imagem, fidelização, etc.).

O oligopólio pode permitir que as empresas obtivessem lucros elevados a custo dos consumidores e do progresso económico, caso a sua atuação no mercado seja baseada em cartéis, pois assim terão os mesmos lucros como um monopólio3

O lucro económico, que se atinge neste tipo de mercados varia do curto para o longo prazo.

Enquanto no curto prazo o lucro poderá ser positivo, superior à melhor aplicação alternativa, no longo prazo esta situação apenas se manterá se estivermos num mercado oligopolista dominado por cartel, caso contrário o lucro será de 0, uma vez que o lucro positivo levaria a possibilidade de entrada de novos concorrentes.

1. MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

1.1 Medidas Descritivas: Dentro das medidas descritivas tem três divisões, medidas de tendência central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.

1.1.1 Medidas de Tendências Central – Na Tendências Central representa um conjunto de dados. A três medidas de tendência centrais mais usadas são a média, a mediana e a moda.

1.1.2 Medidas de Dispersão – As medidas de dispersão tem a função de descrever os dados quando se refere 0 grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo utilizado como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.

1.1.3 Técnicas de Amostragem Probabilística – quando todos os seus elementos tem a mesma probabilidade de serem selecionados, neste tipo de amostragem não existe critério de divisão da população para extração da amostra.

1.2 Números-Índices – Tem como finalidade o Índice Composto, sintetizar a variação global de preços para esses tipos de produtos. Mais as compras daquela família podem também ter se modificado ao longo dos anos. Podem ter aumentado o consumo dos produtos devido o crescimento do número de pessoas na família.

Logo é preciso incluir não só variação de preços, como também variações de quantidades, a fim de obter um quadro mais precisa da variação global.

1.3 Deflação de Dados - A deflação é a redução do nível geral de preços de um país. Quando a moeda em circulação ganha valor relativamente às mercadorias, serviços e moedas estrangeiras.

A deflação caracteriza-se pela baixa nos preços de alguns produtos no mercado de forma não generalizada, e não contínua. Pode ser gerada pela baixa procura de determinados produtos ou serviços, ou pela maior oferta, menor demanda e pelo volume de moeda em circulação. Não se deve confundir deflação com desinflação, que é a redução do ritmo de alta de preços num processo inflacionário. Quando a inflação cai do patamar de 10% ao mês para o de 5%, por exemplo, pode-se dizer que houve desinflação. Deflação é quando os preços médios recuam, ou seja, a taxa torna-se negativa. As empresas reduzem preços como única alternativa de venda e podem ir à falência devido às perdas decorrentes da venda abaixo do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com