TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normalização no banco de dados

Tese: Normalização no banco de dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

Normalização em Banco de Dados

Resenha:

Mas o que é Normalização em banco de dados?

Em um processo para garantir a homogeneidade das regras aplicadas á criação do banco de dados, onde serão evitadas falhas, redundância e outros problemas.

O autor apresenta três formas de normalização, chamando 1FN (primeira forma normal), onde em uma entidade todos os atributos (colunas) não possam conter grupos repetidos ou colunas com mais de um valor. Caso haja deve-se criar novas tabelas com chave primária para armazenar os dados repetidos e após criar uma relação entre a tabelas principal e as secundárias.

A segunda forma chamada 2FN (segunda forma normal) onde somente se a entidade estiver na 1FN e os atributos não chaves dependam da chave primária. Neste caso deve-se remover a coluna da tabela e criar uma nova tabela.

A terceira forma 3FN (terceira forma normal) onde somente se a entidades estiver na 2FN e todos seus atributos forem independentes, e dependam unicamente da chave primária.

Estas normas permitem um banco de dados saudável e sem problemas e no artigo o autor nos apresenta exemplos de cada tabela.

Pesquisa:

Normalização de tabelas

Objetivo: O objetivo da normalização é evitar os problemas provocados por falhas no Projeto do Banco de Dados, bem como eliminar a "mistura de assuntos" e as correspondentes repetições desnecessárias de dados. Uma Regra de Ouro que devemos observar quando do Projeto de um Banco de Dados baseado no Modelo Relacoional de dados é a de "não Misturar assuntos em uma mesma Tabela". Por exemplo na Tabela Clientes devemos colocar somente campos relacionados com o assunto Clientes. Não devemos misturar campos relacionados com outros assuntos, tais como Pedidos, Produtos, etc. Essa "Mistura de Assuntos" em uma mesma tabela acaba por gerar repetição desnecessária dos dados bem como inconsistência dos dados.

O Processo de Normalização aplica uma série de Regras sobre as Tabelas de um Banco de Dados, para verificar se estas estão corretamente projetadas.

Embora existam 5 formas normais (ou regras de Normalização), na prática usamos um conjunto de 3 Formas Normais.

Normalmente após a aplicação das Regras de Normalização, algumas tabelas acabam sendo divididas em duas ou mais tabelas, o que no final gera um número maior de tabelas do que o originalmente existente. Este processo causa a simplificação dos atributos de uma tabela, colaborando significativamente para a estabilidade do modelo de dados, reduzindo-se consideravelmente as necessidades de manutenção. Vamos entender o Processo de Normalização na Prática, através de exemplos.

Primeira Forma Normal:

"Uma Tabela está na Primeira Forma Normal quando seus atributos não contém grupos de Repetição".

Por isso dissemos que uma Tabela que possui Grupos de Repetição não está na Primeira Forma Normal. Considere a estrutura da Tabela Indicada na Próxima Figura:

Tabela que não está na Primeira Forma Normal.

Uma tabela com esta estrutura apresentaria diversos problemas. Por exemplo se um casal tiver mais de um filho, teremos que digitar o Nome do Pai e da Mãe diversas vezes, tantas quantos forem os filhos. Isso forma um Grupo de Repetição. Além do mais pode ser que por erro de digitação o Nome dos Pais não seja digitado exatamente igual todas as vezes, o que pode acarretar problemas na hora de fazer pesquisas ou emitir relatórios.

Este problema ocorre porque "Misturamos Assuntos" em uma mesma tabela. Colocamos as informações dos Pais e dos Filhos em uma mesma tabela. A esolução para este problema é simples: Criamos uma tabela separada para a Informação dos Pais e Relacionamos a tabela Pais com a Tabela Filhos através de um relacionamento do tipo Um para Vários, ou seja, um casal da Pais pode ter Vários Filhos.

Observe na figura abaixo as duas tabelas: Pais e Filhos, já normalizadas.

Informações sobre Pais e Filhos em Tabelas Separadas.

As duas tabelas Resultantes da Aplicação da Primeira Forma Normal: Pais e Filhos estão na Primeira Forma Normal, a Tabela Original, a qual misturava informações de Pais e Filhos, não estava na Primeira forma Normal

Segunda Forma Normal:

Ocorre quando a chave Primária é composta por mais de um campo. Neste caso, devemos observar se todos os campos que não fazem parte da chave dependem de todos os campos que compõem a chave. Se algum campo depender somente de parte da chave composta, então este campo deve pertencer a outra tabela. Observe o Exemplo Indicado na Tabela da Figura abaixo:

Tabela com uma Chave Primária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com