TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acordo de Associação Transpacífico – TPP: Trans-pacific Partnership

Por:   •  23/10/2015  •  Dissertação  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE CNEC FARROUPILHA

DISCIPLINA: ECONOMIA

PROFESSORA: ERAIDA K. ROSSETTI

ACADÊMICO: EDSON NATÁRIO JUNIOR

TPP – TRANS PACIFIC PARTNERSHIP

        O Acordo de Associação Transpacífico  TPP: Trans-pacific Partnership – é uma tentativa de promover uma área de livre comércio que deve abranger diversos países da região do Oceano Pacífico, envolvendo tanto a Ásia como as Américas. Essa associação, caso concretizada, pode se tornar o maior acordo multilateral do mundo e nos traria um grande impacto na economia não só dos seus países-membros, mas os rumos do comércio em nível mundial.

        O TPP iniciou-se de maneira discreta, sendo criado em junho de 2005 com o objetivo de estreitar as relações econômicas entre Brunei, Chile, Cingapura e Nova Zelândia, entrando em vigor no ano seguinte. Mas, foi em 2008 em que o acordo começou a ganhar um maior impacto e uma maior percepção em nível internacional, quando os Estados Unidos e a Austrália, além de Malásia, Peru e Vietnã, também se tornaram membros. Atualmente, além desses países, também fazem parte do Acordo Transpacífico: Canadá, Japão, Chile e México, totalizando cerca de 40% do Produto Interno Bruto Mundial.

        Os objetivos do TPP, oficialmente, são os de eliminar ou reduzir as barreiras das alfandegas entre os seus países membros, elevar a integração e os investimentos, bem como criar um mecanismo de ajuste e redução de problemas comerciais. Pode se também considerar que essa é uma tentativa, principalmente por parte dos EUA, de conter, o avanço comercial chinês no continente asiático.

        A China vem de um histórico recente de notáveis avanços em um dos mercados mais disputados do mundo, o sudeste da Ásia. Essa postura se concretizou com a aproximação dos chineses na ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), que desde o início do século XXI vem apresentando crescimentos econômicos e se portando como um dos maiores mercados consumidores e zonas de investimentos do cenário internacional.

        Os EUA, por outro lado, vinham perdendo a influência na região desde uma crise econômica local que se deu enfase em 1997. Assim, no ano de 2007, a China passou os EUA como principal sócio comercial da ASEAN, o que gerou muitas preocupações na sede em Washington. Por isso, a integração norte-americana à TPP pode ser lida como uma resposta ao desenvolvimento chinês em uma estratégia de conter a médio e longo prazo.

        Os acordos do TPP ainda não foram assinados, e as negociações sobre os seus termos específicos ainda se encontram em fase pouco avançada. A ideia é formar completamente o acordo já no ano de 2016.

        Entre os principais obstáculos desse acordo, encontra-se a dificuldade de alguns países de abrirem totalmente as suas economias. Outro ponto é o Japão, que sofre uma pressão interna para não baixar as tarifas sobre produtos agrícolas importados, o que prejudicaria a frágil agropecuária do país.

FONTES:

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,eua-fecham-maior-acordo-comercial-da-historia-com-paises-do-pacifico,1774671

http://terracoeconomico.com.br/tpp-o-que-e-e-por-que-voce-devia-se-importar-com-ele/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com