TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Boticário - a maior rede de franquias no segmento de cosméticos no mundo

Pesquisas Acadêmicas: O Boticário - a maior rede de franquias no segmento de cosméticos no mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 6

2 DESENVOLVIMENTO

O Boticário que é a antiga denominação de "farmacêutico”, foi o nome dado por Miguel Krigsner, para a sua farmácia de manipulação, que abriu, no dia 22 de março de 1977 na cidade de Curitiba, no estado do Paraná. A idéia surgiu depois de um curso em Porto Alegre em que Miguel participou, onde a manipulação artesanal de medicamentos começava a ser redescoberta. Mais do que uma simples farmácia teria de ser um local onde as pessoas se sentissem bem, que de início se chamava “Botica”: um projeto conjunto com a colega de faculdade Eliane Nadalin e dois médicos dermatologistas, Wilhelm Baumeier e José Schweidson Filho, que teve início no dia 22 de março de 1977 no centro da cidade de Curitiba, localizada no estado do Paraná, com capital de US$ 3 mil emprestados.

Em 1979 com vários produtos da marca O Boticário e com atendimento especial, abre primeira loja exclusiva da marca no aeroporto de Curitiba e rapidamente se torna numa especialidade de perfumaria e Cosmética. Miguel comprou um estoque de embalagens para perfumes de aproximadamente 70 mil frascos do Silvio Santos. Para se livrar de tantos fracos começou a repassar para varias pessoas, que compravam para montar suas próprias lojas, quando percebeu já estava com 600 franquias.

Para ser franqueado do o boticário nos dias de hoje é necessário um capital entre 150 mil é 450 mil e deve pagar à franqueadora 38% sobre as vendas, para instalar uma franquia é necessária também uma loja com área mínima de 40 metros quadrados, deve-se também entrar em contato com o escritório central pelo site oficial do O Boticário, possuir firma aberta em cartório, ou seja, CNPJ, mas não é necessário ter a documentação primeira, basta mostrar interesse e negociar.

A cidade onde o interessado desejar instalar uma loja do O Boticário tem que ter mais de 20.000 habitantes e foi assim em Campo Novo do Parecis, onde consultores da marca fizeram um estudo e constataram que a cidade era propícia para receber uma das lojas, então Sr. Fausto que já era proprietário de uma franquia na cidade de Juara, interessou-se por abrir a loja na cidade, pois quando surge oportunidade de abrir uma loja em uma nova cidade os diretores da marca dão preferência aos que já são franqueados.

A empresa O Boticário é a maior rede de franquias no segmento de Cosmética do mundo. Todas as lojas estão ligadas à indústria via satélite. Pelas lojas passam, em média, 2,5 milhões de pessoas/mês. O Boticário é a única marca de cosméticos brasileira a manter clubes de relacionamento (Boti, Ma Cherie e Thaty). Oferece aos seus clientes o Cartão Fidelidade e administra uma base de 5.000.000 milhões de clientes.

São mais de 1.100 produtos do portfólio do O boticário oferecendo as soluções completas de beleza e encantando consumidores de todo o mundo. Atualmente divididos em: Cuidados para o corpo, faciais, protetores solares, maquiagem, perfumes, desodorantes, sabonetes e shampoos. E oferece ao seu público alvo diversos tipos de serviços. Desde a confecção de produtos como a perfumaria, passando pelos cosméticos de diversos segmentos. Além disso, a empresa oferece serviço de atendimento ao cliente in loco, ou seja, no ponto de venda, através de seu site (www.oboticario.com.br ), onde o cliente pode entrar em contato pelo correio eletrônico. A empresa possui ainda serviço de atendimento ao cliente, através de um telefone 0800.

O Boticário possui quatro públicos alvos: jovens, mulheres, homens e crianças. Para este público a empresa desenvolve vários produtos. Mais na maioria são mulheres, que gastam a cada compra em média 150,00 reais em cosméticos que variam de classe média, alta e ensino médio. As mais conhecidas e vendidas linhas de produto da marca são a linha feminina os mais procurados na loja são Malbec de 104,00, Egeo 59,00, florata in blue 66,99. Dificilmente Quando não há marca que o cliente deseja ele não deixa de comprar de outra marca da mesma família olfativa. Na organização Oboticário o gasto médio de cada cliente média 150,00. Em produtos vendidos na empresa e a forma de pagamentos mais usados são avista e em até 5x sem juros no Cartão de crédito.

Como o boticário é uma rede de franquia e os preços já são analisados diretamente pela indústria, ou seja, os produtos já vêm com um preço. Levando em conta o aumento da inflação todos os produtos são reajustados pela indústria. Alguns dos pontos importantes para o aumento dos preços são os perfis de cada cliente, potencial de compra e satisfação do cliente. A empresa utiliza boleto bancário para o pagamento de seus fornecedores e não faz comparativo de preços, pois seus produtos são de fabricação própria.

Os Principais concorrentes da organização diretos e indiretos do O Boticário em geral são: A Avon que e uma empresa que adota o sistema de revedendores, mas com o passar dos anos, devido seus lançamentos não serem tão atrativos e não cair no gosto em geral de seus consumidores, não se torna uma concorrente de destaque, no entanto a Natura por ser uma empresa do mesmo segmento, ainda por sua vez, já com quatro décadas de existência, é uma grande concorrente, apesar de seu sistema de vendas serem associados a catálogos e revendedores sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com