TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento FREIRE, Paulo. Extensão Ou Comunicação? Tradução De Rosisca Darcyde Oliveira.7.ed. Rio De Janeiro: Paz E Terra, 1983, 93p. (Coleção O Mundo Hoje, V.24).

Exames: Fichamento FREIRE, Paulo. Extensão Ou Comunicação? Tradução De Rosisca Darcyde Oliveira.7.ed. Rio De Janeiro: Paz E Terra, 1983, 93p. (Coleção O Mundo Hoje, V.24).. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  3.660 Visualizações

Página 1 de 9

MINSTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais – IELACS UNIDADE TEMÁTICA ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA IV

Fichamento

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcyde Oliveira.7.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983, 93p. (Coleção O Mundo Hoje, v.24).

O livro trata da comunicação que existe entre as pessoas, uma vez que não há pensamento completamente isolado, pois não existem homens nestas condições. Questiona ainda se o que ocorre na extensão é apenas a transmissão de um comunicado , aceito de forma passiva e estática ou se acontece a comunicação com troca de conhecimentos e interlocuções entre os sujeitos e entre estes e o objeto. O autor enfatiza a comunicação em detrimento da extensão quando o conceito remete à conquista, dominação e manipulação, longe de uma educação libertadora. Freire enfatiza ainda que é a comunicação e não a extensão que forma pessoas críticas, mais propensas e dispostas a transformações radicais.

PREFÁCIO

De acordo com Jacques Chonchol, Paulo Freire [...] analisa o problema da comunicação entre o técnico e o camponês, no processo de desenvolvimento da nova sociedade agrária que se está criando. (p.07) […] fazendo” uma análise do termo “extensão”, partindo de pontos de vista diferentes: sentido linguístico da palavra, crítica a partir da teoria filosófica do conhecimento e estudo de suas relações com o conceito de “invasão cultural”, […] opondo os conceitos de “extensão” e de “comunicação” como ideias profundamente antagônicas. (p.7)

INTRODUÇÃO

“[...] opondo à extensão, a comunicação, o autor discute, finalmente, a educação como uma situação gnosiológica, em cuja prática a “assistência técnica” teria outras dimensões” (p.9).

CAPÍTULO I

a) Aproximação Semântica ao Termo Extensão

A primeira preocupação [...]é submeter a palavra extensão a uma análise crítica e o contexto em que se encontra a palavra que delimita um de seus sentidos “potenciais ou virtuais”, como os chama Pierre Guiraud (p.11).

“Ao fazê-lo, buscando descobrir as dimensões de seu campo associativo, facilmente seremos induzidos a pensar em [...]transmissão Sujeito ativo (o que estende); conteúdo (que é escolhido por quem estende; recipiente (do conteúdo); entrega (de algo que é levado por um sujeito que se encontra “atrás do muro” àqueles que se encontram “além do muro”, “fora do muro” [...] messianismo (por parte de quem estende) Superioridade (do conteúdo de quem entrega); inferioridade (dos que recebem); mecanicismo (na ação de quem estende)” (p.12).

“E todos estes termos envolvem ações que, transformando o homem em quase “coisa”, o negam como um ser de transformação do mundo. Além de negar, como veremos, a formação e constituição do conhecimento autênticos. Além de negar a ação e a reflexão verdadeiras àqueles que são objetos de tais ações. (…) Desta análise depreende, claramente, que o conceito de extensão não corresponde a um quefazer libertador.” (p. 13).

“Aos homens se lhes problematiza sua situação concreta, objetiva, real, para que, captando-a criticamente, atuem também criticamente, sobre ela. Este sim, é o trabalho autentico do agrônomo como educador, do agrônomo como especialista, que atua com outros homens sobre a realidade que os mediatiza. (…) não lhe cabe persuadir nem fazer dos camponeses o papel em branco da sua propaganda. [...] “Como educador, se recusa a “domesticação” dos homens, sua tarefa corresponde ao conceito de comunicação, não ao de extensão (p.14).

b) O EQUIVOCO GNOSIOLÓGICO DA EXTENSÃO

É óbvio que “[...] ao estabelecer suas relações permanentes com os camponeses, o objetivo fundamental do extensionista, no trabalho de extensão, é tentar fazer com que aqueles substituam seus “conhecimentos”, associados a sua ação sobre a realidade, por outros (p.14).

Segundo Freire, “[...] as relações homem-mundo, como constitutivas do conhecimento humano, qualquer que seja a fase do conhecimento e seu nível, e, ao fazê-lo, constataremos o

equívoco gnosiológico ao qual conduz o termo extensão.” (p.15).

O primeiro equívoco gnosiológico da extensão: “algo dinâmico na prática sugerida por tal conceito, este algo se reduz à pura ação de estender (oestender em si mesmo) em que, porém, o conteúdo estendido se torna estático.” […] já que o que a Extensão pretende, basicamente, é substituir uma forma de conhecimento por outro”. Desconhecendo “[...]a confrontação com o mundo como a fonte verdadeira do conhecimento, nas suas fases e nos seus níveis diferentes, não só entre os homens, mas também entre os seres vivos em geral. ”Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer. (p.16).

“A extensão em si mesma (e, quando não o é, está sendo mal denominada) enquanto é

um ato de transferência, nada ou quase nada pode fazer neste sentido.” No entanto, no caso do agrônomo enquanto educador este deve “[…] tentar superar o conhecimento preponderantemente sensível por um conhecimento,que, partindo do sensível, alcança a razão da realidade (p.20)

Segundo equívoco: “[...] de não ver a realidade como totalidade.” “A percepção parcializada da realidade rouba ao homem a possibilidade de uma ação autêntica sobre ela. (p.21)

“[...] o conhecimento não se estende do que se julga sabedor até aqueles que se julga não saberem; o conhecimento se constitui nas relações homem-mundo, relações de transformação, e se aperfeiçoa na problematização crítica destas relações.” (p.22)

CAPITULO II

a) Extensão e Invasão Cultural

“[...] somente o homem, como um ser que trabalha, que tem um pensamento linguagem, que atua e é capaz de refletir sobre si mesmo e sobre a sua própria atividade, que dele se separa, somente éle, ao alcançar tais níveis, se fez um ser da práxis. Somente éle vem sendo um ser de relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com