TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Por:   •  14/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Custeio por absorção é aquele que debita do custo dos produtos todos os custos da área de fabricação, ou seja, os custos diretos, indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais.

Além de considerar os custos diretamente relacionados aos produtos, como as matérias-primas, o custeio por absorção também faz o rateio de outros gastos com a produção.

Neste cálculo inclui-se o aluguel do imóvel onde os produtos são fabricados e a manutenção das máquinas, por exemplo. Isso permite estabelecer o custo unitário total dos produtos.

Nele, há vantagens e também desvantagens. Como principal desvantagem, em minha opinião e experiência, está na dificuldade em se criar um preço de venda competitivo, uma vez que, não há clareza sobre a margem de contribuição de cada produto comercializado.

Porém, em contrapartida, há algumas vantagens que são: estar de acordo com os princípios da contabilidade e com as leis de tributação brasileiraa; Envolver todos os custos de gestão, sejam fixos ou variáveis, diretos ou indiretos; Possibilitar um planejamento a longo prazo por ter informações completas sobre todos os itens; e definir com maior precisão o custo final de cada produto a ser comercializado.

Os custos diretos, como o próprio nome já diz, está ligado diretamente ao produto e devem ser incluídos no cálculo da produção de maneira direta. Ou seja, é o custo que temos que considerar de qualquer forma. Na grande maioria dos casos, os custos diretos são referentes a materiais (embalagem, matéria-prima, componentes) e mão-de-obra direta, que é aquela aplicada diretamente na fabricação ou acabamento de produtos ou, se for o caso, na prestação de serviços.

Já os indiretos, por consequência, não podem ser relacionados a produtos específicos, existindo a necessidade de que sejam estabelecidos critérios de rateio para serem devidamente alocados. Um exemplo é a questão da mão-de-obra das atividades fabris ou até mesmo do trabalho que não está ligado diretamente à produção mas que se faz necessário para a produção, como por exemplo, os que limpam e consertam as máquinas.

Há também os custos fixos, variáveis e as despesas. Ao contrário do fixo, o custo variável é aquele que sofre alterações em curto prazo, geralmente relacionadas a alguma variável na produção e nas vendas. E as despesas são todos os gastos que a empresa precisa para manter sua estrutura funcionando, mas diretamente não contribuem para a geração de novos itens que serão comercializados, ou novos serviços que serão oferecidos. 

Atualmente trabalho em uma empresa de médio porte, mas que possui estoque e necessita de tal gestão de custos para que o lucro seja o melhor possível e correto, de acordo com as leis. Então, vejo de perto todos os dias este serviço de controle dos lotes na utilização do PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai). E por isso, posso garantir que, é de extrema importância tal controle e gestão para que o resultado seja o mais preciso possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com