TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento e construção de automóveis de energia-limpa

Por:   •  31/5/2015  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

O Desenvolvimento e construção de automóveis de energia-limpa

        Os veículos automotores se converteram, no país, em expressivas fontes emissoras de poluentes atmosféricos, demandando a adoção de um conjunto de medidas de controle. Esse quadro é resultado de diferentes fatores, dos quais se destacam as crescentes taxas de urbanização, a deficiência de políticas de transporte coletivo e os incentivos à produção e ao consumo de veículos particulares, o que impulsiona o crescimento rápido da motorização individual. Cenário parecido é notado no setor de transporte de cargas com sua logística baseada no uso de caminhões.

        O crescimento continuo de automóveis nas cidades impulsionam um maior grau de poluição atmosférica, fato que prejudica tanto o meio ambiente quanto o ser-humano em si, por causar diversos problemas respiratórios.

        Na tentativa de encontrar soluções satisfatórias, pesquisadores e cientistas desenvolvem projetos e protótipos de veículos que utilizem energia limpa e não liberem gases tóxicos na atmosfera.

        A partir disso, surgiu o carro elétrico que é um tipo de veículo que utiliza propulsão por meio de motores elétricos. Os veículos elétricos fazem parte do grupo dos veículos Zero-Emissões, que por terem um meio de locomoção não poluente não emitem quaisquer gases nocivos para o ambiente, nem emitem ruído considerável pois são bastante silenciosos.

        A introdução dessa nova tecnologia no mercado impôs mudanças relevantes na economia. Com a queda na produção de barris de petróleo, o preço aumenta o que gera problemas econômicos como inflação etc. Com um veiculo movido a bateria (ou seja, não necessita de gasolina) e que não gera danos ambientais, os problemas econômicos diminuem e também minimizam problemas ambientais pois não emitem gases tóxicos a atmosfera.

        Além de melhorias econômicas no geral, a procura por veiculos eletricos vem aumentando progressivamente pois segundo um cálculo médio feito com base no preço da gasolina em R$ 3,00 o litro, mostra que aqueles que optam por veículos alternativos elétricos, como a scooter, por exemplo, chegam a economizar 84% em gastos se comparado com uma moto, que oferece o mesmo padrão de transporte. Se considerarmos que uma pessoa que tem moto gasta em média 30 reais de gasolina por semana e 60 reais por mês para trocar óleo de uma moto, segundo dados do portal Vrum.com, a economia é real e vantajosa, isso sem contar com as despesas extras de IPVA, DPVAT e todas as despesas de manutenção.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com