TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Escambo no Brasil

Artigo: O Escambo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Artigo  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 2

ESCAMBOO escambo é uma atividade que envolve a troca de mercadorias por outras ou produtos; sem envolver dinheiro.

O primeiro grupo a usar o Escambo foi os nômades por não existir a moeda na qual fazia a troca de objeto direta uns tinha uma capacidade de caçar e outros de colher frutos . Ao decorrer do tempo sem o desenvolvimento monetário havia uma troca em espécies como produto por produto e serviço por produto ou serviço por serviço.

O Escambo no Brasil

Iniciou quando os Portugueses faziam troca com índios onde Portugueses davam pulseiras, espelhos e outros mais objetos por troca do Pau-Brasil e outras madeiras. O plantation foi uma cultura onde se havia exploração colonial logo os portugueses descobriram valor da cana de açúcar e o Brasil tinha o clima favorável ,dai se inicia compra de o escravos vindo principalmente da Angola .E os portugueses trocavam fumo e aguardente pela mão de obra dos escravos no terreno africano para trabalhar no Brasil. Embora só quando chegasse no Brasil que eles era vendidos por moedas corrente.

Logos após décadas que se passaram o Escambo perdeu se força, mais mesmo assim não deixou de existi mesmo com moedas havia lugares onde pessoas trocavam sua mão de obra por serviços.

A Isto É Independente escreveu em 20O2 um artigo relatando a historia de um povo de baiana Camamu onde 34 mil habitantes girava sua economia a base de troca isso acontecia em uma feira aos sábados onde trocavam azeites, farinhas, piaçabas, cravo da índia e ate animais.

Escambo moderno

Atualmente mesmo não sendo muito falado por existência do Escambo este presente em nossa vida. Em site de trocas de livros, celulares e ate mesmo algumas empresas usa o escambo que permuta multilateral.

Apouco meses Alemanha publicou em um site “foodsharing. de” onde se fazia escambo de alimentos os objetivos é evitar o abuso de desperdício. E no Brasil existe empresas que trabalha com permuta multilateral sendo varias empresas onde o Leonardo Bortoletto é especialista em Marketing digital , eles trocam serviços que são em torno de 59 empresas que variam entre :prestadoras de serviço de vigilância ,monitoramento, indústria ,agencia de publicidade etc. Só que existe um cota de valores que permuta de associados dentro de um ano que eles podem fazer e é medido em valores do mercado há um limite de credito onde trocam serviço mesmo tendo valores semelhante. Vale lembrar que não há envolvimento de dinheiro mais sim troca de permuta.

A moeda atualmente é prioridade nas compras no meio da sociedade ,pois ainda muito usam a modelo da troca de produto e serviço só que esse sistema não visto como um desenvolvimento lucrativo para muitas empresas porque elas visam a oferta e demanda de seus produtos o sistema capitalista visam lucro , enquanto o lucro do escambo não é muito visível para muitos empresários e algumas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com