TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fracasso do plano collor

Por:   •  15/5/2018  •  Monografia  •  10.343 Palavras (42 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 42

ALLAN ALMEIDA BORREGO

[pic 1]


O FRACASSO DO PLANO COLLOR



Monografia de Bacharelado em Ciências Econômicas

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária

PUC - São Paulo

2018


ALLAN ALMEIDA BORREGO

[pic 2][pic 3]


O FRACASSO DO PLANO COLLOR



Monografia submetida à apreciação de banca examinadora do Departamento de Economia, como exigência parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Econômicas, elaborada sob a orientação do Professor Jorge Alano S. Garagorry.

        

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária

PUC - São Paulo

2018


[pic 4][pic 5]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        1

CAPÍTULO 1. O PLANO COLLOR: Antecedentes, contexto e edição        3

1.1        Antecedentes        3

1.2        Governo Fernando Collor de Mello        11

1.3        Edição do Plano Collor I        14

CAPÍTULO 2. ANÁLISE DO PLANO COLLOR        17

2.1.        Concepção econômica do Plano Collor        17

2.2.        Implementação        22

CAPÍTULO 3. O FRACASSO DO PLANO COLLOR        27

3.1        Resultados        27

3.2        Razões do Fracasso        29

CONCLUSÃO        34

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        35


[pic 6]


INTRODUÇÃO

        

O objetivo desta monografia é identificar as principais razões do fracasso do Plano Collor para debelar a inflação. O Plano Collor representa um momento enigmático da política econômica recente do país. Trata-se de um amplo pacote de medidas de grande impacto na vida das pessoas e instituições, que geraram na época as mais variadas reações, diante do ineditismo e ousadia das medidas que o governo adotou.

Ocorre que, seguindo umas das mais importantes vertentes teóricas do campo econômico, o Plano Collor centrou sua estratégia na tentativa de controlar a liquidez da economia. Assim, segundo os adeptos ao chamado monetarismo, a concepção do plano estava correta, o que permitiu que uma parcela importante da sociedade desenvolvesse expectativas favoráveis quanto aos resultados esperados do plano. Por essa razão, as duras medidas representariam um remédio amargo, porém necessário para debelar de uma vez a inflação. No entanto, o resultado do Plano Collor foi um rotundo fracasso, no que se refere ao seu objetivo: o controle da inflação.

Uma vez comprovado o fracasso, uma série de adeptos do monetarismo construíram um raciocínio, segundo qual, a concepção teórica do plano estava correta, porém, teria havido erro na sua execução, de forma que, revisando a literatura econômica, identifica-se a existência de uma importante controvérsia a respeito da concepção teórica do plano, uma vez que os economistas heterodoxos insistem que o fracasso se deve à própria concepção do plano. Pois bem, é justamente nessa controvérsia que está inserido o tema desta monografia: buscamos estudar as razões do fracasso do Plano Collor.

Em função da instabilidade observada no período econômico analisado, marcada por uma inflação crônica, era mais do que esperado um plano agressivo para conter o processo inflacionário.

Para a realização deste estudo, foi empregue como metodologia a revisão bibliográfica de vários autores sobre o conteúdo.

A monografia está dividida em três capítulos: o primeiro introduz a história econômica do Brasil a partir da ditadura militar, mostrando a evolução econômica de cada mandato e apresentando a herança deixada para o governo de Fernando Collor, onde viu-se a necessidade em tomar medidas drásticas para conter o processo inflacionário.

O segundo capítulo é focado em estudar detalhadamente o Plano Collor, apresentando as medidas principais que o compunham. Ademais, será mostrado o motivo da pressa em implementar o plano pelo então presidente e o objetivo que sua equipe almejava aplicando-o.

Já no terceiro capítulo, apresentaremos as principais razões que levaram o Plano Collor a ser um fracasso.

Por último, serão apresentadas as principais conclusões do estudo acerca da implementação e resultados do Plano Collor.


CAPÍTULO 1. O PLANO COLLOR: Antecedentes, contexto e edição

O Brasil sofria com a hiperinflação herdada pelos anos anteriores. Em 1989, a sociedade brasileira conviveu com a inflação mais elevada de sua história até então. Seu índice atingiu a média mensal de aproximadamente 29,05%, segundo o IBGE.

A inflação muito elevada e fora de controle entre as décadas de 1980 e 1990 culminou na perda do poder de compra do consumidor, além da desvalorização acentuada da moeda.

        Visto que foram tomadas várias medidas a fim de cessar o aumento da inflação, causando grande impertinência, o ex-presidente Fernando Collor, ao assumir a presidência em 1990, procurou estabiliza-lo agindo em três frentes: redução do excesso de liquidez; corte de déficit público; e desindexação da economia.  Esse conjunto de ações foi nomeado Plano Collor I (CURY; GASPARIN, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.9 Kb)   pdf (806.2 Kb)   docx (420.2 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com