TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto do Consumo na Economia Brasileira

Por:   •  10/3/2017  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  1.306 Visualizações

Página 1 de 2

Estabelecendo um padrão comparativo, em que a economia americana em 2010, que houve recessões não so nos EUA, mas, também sentida em praticamente todo o mundo, relativo ao mercado imobiliário e financeiro. Atualmente o Brasil sente um reflexo tanto quando forte desses acontecimentos. Um parâmetro que podemos utilizar como base é o aumento do credito e diminuição dos juros criando assim um falso poder de compra e venda aumentando os índices de endividamentos pessoal nessa mesma época. E justamente quando outros países estão tomando decisões para que a população não se endivide e consiga controlar a inflação da sua moeda. Nesse mesmo período o Brasil dizia não estar em crise pois os níveis de inflação apresentavam estabilidade, o povo brasileiro acreditou haver um poder de barganha que na realidade estaria mascarado através de falsos relatórios disponibilizados pelo governo.

A economia em si vive do consumo uma vez que a principal fonte do governo adquirir recursos é a tributação de impostos sobre produtos e serviços. Com a inflação em alta o poder de negociação da população é diminuída dando uma certa instabilidade aos credores e desconfiança nos investidores podendo assim diminuir o consumo pois o credito está difícil ou alternar para outras fontes mais baratas de satisfazer suas necessidades havendo um cenário de retrocesso econômico que foi apresentado no ano de 2010. As necessidades básicas são comumente estabelecidas como prioridade na vida da população havendo assim racionamento nas necessidades determinadas como básicas e endividamento do que se foi adquirido há algum tempo e as condições de pagamento não são mais favoráveis e nem prioritárias.

A previsão para que a economia brasileira volte a crescer ainda está longe de se tornar realidade pois os governantes estão elevando os juros e diminuindo o credito fazendo com que a população sofra pagando mais caro nos produtos e assim diminuir seu poder de compra. Os novos aspectos da economia visando somente o aumento dos preços tras um impacto negativo para investimento no pais e um enorme congestionamento de pessoas que estão na fila dos endividados travando assim o processo de crescimento econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com