TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impactos da Pandemia do Covid-19 na Economia Brasileira

Por:   •  5/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Os impactos da pandemia do Covid-19 na economia brasileira

Após os resultados da eleição em 2018, para alguns positiva e para outros nem tanto, começamos 2019 com uma alta expectativa em nossa economia, porém com o passar dos meses vimos que nem tudo melhoraria como o esperado. Tivemos alguns resultados positivos, como por exemplo, a queda da inflação, menores taxas de juros e maiores investimentos no mercado, no entanto a única coisa que não melhorou foi a taxa de desemprego que aumentou para 40%. Terminamos nosso ano com um aumento de 1,1% no PIB (Produto Interno Bruto), muito menos do que o esperando no começo de 2019. Adentramos 2020 com uma nova esperança já possuindo um aumento de 0,7% no PIB em relação a dezembro do ano passado.

Porém com as novas mudanças, proporcionadas pelo Covid-19, começamos a viver um novo tempo sem previsão alguma para o futuro da nossa economia. Tivemos nosso primeiro caso da doença em 26 de fevereiro, desde então continuamos a viver nossa vida normalmente até realmente percebermos o quão séria estava a situação em nosso país, entramos em isolamento social na metade de março o que gerou uma grande queda em nossa economia, afinal de contas não estávamos mais produzindo, muito menos comprando por falta de dinheiro, pois bem, com a falta de produção se reduz o lucro, consequentemente acarretando em demissão, já atingimos o número de 150 mil desempregados desde março até o dia 28 de abril. Com o fechamento de indústrias os números de consumo e produção industrial caíram, o FMI já prevê queda de 5,3% do PIB neste ano em nosso país.

É preciso mencionar também que a essa altura da pandemia já batemos o recorde do dólar algumas diversas vezes, chegando ao valor de R$5,44 hoje, isso faz com que nossa moeda seja extremamente desvalorizada também. Com isso fica a certeza apenas de uma recessão em nossa economia, além de impactos permanentes, por no mínimo mais seis meses, afetando diretamente o trabalhador, cujo salário e renda mensal para sobreviver é uma incerteza.


REFERÊNCIAS

G1. Entenda os impactos da pandemia de coronavírus nas economias global e brasileira. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/02/26/entenda-os-impactos-do-avanco-do-coronavirus-na-economia-global-e-brasileira.ghtml. Acesso em: 28 abr. 2020.

G1. Retrospectiva 2019: a economia brasileira em sete gráficos. Disponível em: https://g1.globo.com/retrospectiva/2019/noticia/2019/12/17/retrospectiva-2019-a-economia-brasileira-em-sete-graficos.ghtml. Acesso em: 28 abr. 2020.

IBGE. Produto Interno Bruto - PIB. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php. Acesso em: 28 abr. 2020.

AGÊNCIA BRASIL. Governo estima em 150 mil número de desempregados em razão da pandemia. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/governo-estima-em-150-mil-os-desempregados-por-causa-da-pandemia. Acesso em: 28 abr. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com