TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PROCESSOS GERENCIAIS

TIAGO MIRANDA COSTA

RA: 22246177

ELIANE REVESTIMENTOS CERÂMICOS

Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM I

SÃO PAULO

2020

CRUZEIRO DO SUL

TIAGO MIRANDA COSTA

RA: 22246177

ELIANE REVESTIMENTOS CERÂMICOS

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I

apresentado à Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Interativa, como parte da avaliação

para obtenção do título de profissional em processos gerenciais

à coordenação da Prof. Dra. Jamilton Alves.

SÃO PAULO

2020

RESUMO

O  objetivo deste projeto é realizar estudo na empresa Eliane, onde fizemos análises e pesquisas para identificar as práticas executadas pela organização e estabelecer relações com as teorias estudadas no Curso de Gestão Comercial, com base nas disciplinas cursadas nesse bimestre.

Com base na disciplina de Economia e Mercado, analisamos o cenário microeconômico, fazendo o uso das ferramentas administrativas, utilizamos seus conceitos. Na parte de Recursos Materiais e Patrimoniais demos ênfase para a gestão dos estoques da empresa, em Matemática Aplicada descrevemos as principais técnicas que é utilizada para cálculos em geral.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Esse Projeto Integrado Multidisciplinar PIM I, tem como objetivo principal abordar as disciplinas de Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada.

Analisamos a Empresa Eliane Revestimentos Cerâmicos S/A, uma empresa com 59 anos de mercado, líder no segmento Cerâmico. Para saber o funcionamento e desenvolvimento de suas atividades referentes as matérias estudadas nesse bimestre.

 Revisamos o conteúdo estudado, fizemos uma pesquisa e  coletamos os dados  da empresa, para nos basear e desenvolver esse projeto.

        

1 - ELIANE

A empresa Eliane Revestimentos Cerâmicos, nasceu de um sonho familiar e o legado de três gerações pelas mãos do visionário empreendedor Maximiliano Gaidzinski, Ao lado da mulher e dos filhos (Jarvis, Edson, Edna, Vicente e Eliane – a caçula que inspirou o nome da empresa). Milo, como era conhecido adquire uma cerâmica falida em Cocal do Sul/SC e encara o desafio de reconstruir e realizar o desejo de ter o seu próprio negócio.

Tudo começou em 1960 em santa Catarina com a produção dos icônicos azulejos 15x15. O tempo passou, a tecnologia evoluiu com o crescimento dos formatos e diversidade de modelos, texturas e cores, fazendo hoje da Eliane referência nacional em fabricação de revestimentos cerâmicos criando soluções completas para todos os tipos de projetos e surpreendendo a cada lançamento. Contamos com um portfólio extenso de produtos cerâmicos para pisos e paredes, revestimentos e porcelanatos técnicos e esmaltados, grandes formatos, azulejo artístico, piscinas e fachadas. O pioneirismo sempre esteve presente na história da empresa que trouxe novidades como a primeira empresa a fabricar o porcelanato no Brasil e se destaca com o desenvolvimento de revestimentos com certificação ecológica. Toda essa experiência oferece um extenso portifólio de produtos e serviços garantindo assim a melhor desempenho entre durabilidade, praticidade e design.

Além do respeito ao meio ambiente, a valorização das pessoas e as ações sustentáveis sempre estiveram presentes na Eliane. Atualmente sua estrutura conta com 2.500 funcionários próprios e seis unidades industriais, sendo a matriz e quatro fábricas em Cocal do Sul-SC, a fábrica de porcelanatos em Criciúma-SC, e a unidade de Camaçari-BA. Possui ainda um showroom e escritório internacional de negócios na Avenida Brasil, 526-Jardim Paulista-SP e um centro de distribuição no exterior em Texas-Estados Unidos.

Matriz: Rua Maximiliano Gaidzinski, 245 – Centro – CEP: 88845-000 – Cocal do Sul – SC

Fone: 48 3447-7777

Fax: 48 3447-7825

Site: www.eliane.com

Sua produção que gira em torno dos 36 milhões de m² por ano, tendo como faturamento de 900 milhões, atende todo o mercado interno em 15 mil pontos de vendas e exportações para mais de 80 países da américa do sul, américa do Norte, Europa, África e Oceania, se firmando como maior exportadora de revestimentos cerâmicos do Brasil. Suas principais concorrentes são: Portobello S/A, Cerâmica Portinari/Cecrisa, Incepa entre outras.

2 – ECONOMIA E MERCADO

2.1 – Fundamentos Teóricos

O que é economia?

De acordo com Wessel:

Economia é o estudo de com as pessoas tomam decisões em face da escassez e, por sua vez, coordenam suas decisões por meio dos preços. Procura explicar o mistério de como indivíduos que nunca se comunicam diretamente entre si, que podem estar vivendo em lados opostos do mundo e que podem nem mesmo gostar uns dos outros se vierem a se conhecer, ainda são capazes de produzir e trocar os bens que cada um deseja. Ela procura examinar como bilhões e bilhões de decisões são tomadas de forma independente e, no entanto, são reunidas no mercado em uma forma harmoniosa e coordenada. (Wessels, 2010, p. 9)

O que é mercado?

O mercado é o ambiente social ou virtual propício às condições para a troca a troca de bens e serviços. Também se pode entender como sendo a instituição ou organização mediante a qual os vendedores ou compradores estabelecem uma relação comercial com o fim realizar transações, acordos ou trocas comerciais. O mercado aparece a partir do momento em que se unem grupos de vendedores e de compradores, o que se articule um mecanismo de oferta e procura. Logo, o termo mercado designa um local, seja ele físico ou não, onde compradores e estabelecem relações comerciais. (CONCEITO.DE).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com