TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ROTEIRO DE SUSTENTABILIDADE

Por:   •  4/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  6.610 Palavras (27 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 27

INTRODUÇÃO

A cada dia, novos produtos e serviços são pensados, desenvolvidos e ofertados.  Se, por um lado, o ritmo de produção e do consumo muitas vezes provoca uma exploração excessiva dos recursos naturais, sabemos que, por outro, há opções de tecnologias sustentáveis capazes de oferecer benefícios à sociedade e ao meio ambiente, alterando profundamente os processos de fabricação e a maneira como consumimos.

 A expressão “tecnologia sustentável” fará parte da sociedade nos próximos anos. Trata-se de uma busca por aliar os avanços tecnológicos com as práticas que garantem mais sustentabilidade para o planeta.

As novas tecnologias também contribuirão para trazer mais segurança e agilidade aos processos, auxiliando, assim, na realização de tarefas cotidianas. Consequentemente, a tecnologia sustentável promoverá benefícios no âmbito social e profissional.

Este trabalho apresenta um relatório detalhado do que tem acontecido de mais interessante e eficiente no mundo da tecnologia sustentável. Isso implica em buscar informações em livros e sites da internet que apontem para esta tendência cada vez mais presente em nossas vidas: a consciência sustentável.

Pretende-se demonstrar que empreendedorismo, inovação e meio ambiente formam um tripé que, do ponto de vista industrial, econômico, urbano ou agrícola deve estar dentro de uma equação cujo resultado é sempre igual ao menor impacto. No Brasil, um dos países de maior riqueza natural, o tema é ainda mais oportuno. Aquém de outras nações que há muito tempo já investem em tecnologias limpas e sustentáveis, apenas nos últimos anos vê um crescimento do investimento de empresas para tornar o negócio ambientalmente correto, com expertise suficiente para causar o menor dano possível.


1 OBJETIVOS

1.1. Geral

Analisar o desenvolvimento da tecnologia sustentável no Brasil e no mundo

1.2. Específicos

  • Conceituar tecnologia sustentável;
  • Demonstrar o processo evolutivo dos carros elétricos e sua importância para o desenvolvimento sustentável;
  • Apresentar as formas de carregamento/manutenção dos carros elétricos;
  • Analisar alguns dos principais utensílios utilizados para preservação do meio ambiente;
  • Caracterizar as empresas preocupadas com os efeitos presentes e futuros das principais formas de tecnologia sustentável;
  • Explanar sobre o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no Brasil.

 

2. PROBLEMATIZAÇÃO

Há um consenso crescente sobre a necessidade e possibilidade de se dirigir os esforços de investigação e inovação para alcançar tecnologias que favoreçam o desenvolvimento sustentável, incluindo a busca de novas fontes de energia para o aumento da eficiência na obtenção de alimentos, passando pela prevenção de doenças e desastres, o alcance do tratamento voluntário ou redução e resíduos, o design de um transporte com impacto reduzido etc.

Isto requer a superação da busca por benefícios particulares de curto prazo que tem caracterizado, muitas vezes, o desenvolvimento tecnocientífico e a ideia simplista de que as soluções para os problemas que hoje a humanidade enfrenta dependem, acima de tudo, de tecnologias mais avançadas, esquecendo que as opções, os dilemas, são muitas vezes fundamentalmente éticos. Estamos testemunhando o surgimento da Ciência da Sustentabilidade, um novo campo de conhecimento que busca compreender os fundamentos das interações entre sociedade e natureza para promover o desenvolvimento sustentável.

Convém, portanto, refletir sobre o fato de que, no momento, estamos entrando em uma era de uma economia mundial em que o capital natural ou "capital ecológico" é cada vez mais o fator limitante. Uma das principais características próprias das tecnologias sustentáveis é que a necessidade de ser dar prioridade às tecnologias que aumentam a produtividade dos recursos ao invés de aumentar a quantidade de recursos extraídos. Isto significa, por exemplo, a preferência por lâmpadas mais eficientes ao invés da construção de mais centrais elétricas.

Este trabalho pretende mostrar que, além do critério acima descrito, é preciso dar prioridade às tecnologias destinadas a satisfazer as necessidades básicas e contribuir para a redução das desigualdades, tais como:

- Fontes de energia limpa (solar, geotérmica, eólica, solar etc., sem esquecer que a energia limpa é aquela que não é utilizada) e geração distribuída ou descentralizada, para evitar a dependência tecnológica que implica a construção de grandes plantas;

- Maior eficiência de poupança de energia (utilização de lâmpadas fluorescentes, ou melhor, diodos emissores de luz LED; a produção simultânea de eletricidade e energia térmica útil; a construção de aquecimento ou outras forma de uso do calor). Tudo isso em um cenário que rompa com o crescimento irrefreável  do uso de energia. Não se pode esquecer, a este respeito, que os ganhos de eficiência não se traduzem em uma diminuição do consumo, mas sim no crescimento global.

- Gestão sustentável da água e outros recursos básicos;

- A obtenção de alimentos com procedimentos sustentáveis ​​(agriculturas alternativos biológicas ou agro, recorrendo, por exemplo, a fertilizante organomineral e biopesticidas, ou o enriquecimento do solo com "biocarvão", o que torna mais poroso e absorvente o solo);

- Prevenção e redução da poluição ambiental, bem como tratamento adequado de resíduos que tem sido impossível evitar, para minimizar o seu impacto. Esse tratamento tem de ser feito antes do descarte de energia (aterro ou a destruição sem uso individual), reutilização, reciclagem e recuperação (ou recuperação), usando métodos que não ponham em perigo a saúde humana ou causem danos ao meio ambiente.

Nesse sentido, mostra-se de fundamental demonstrar a importância da consciência de que a energia limpa é parte da chave para abrir as portas a um mundo mais seguro, pacífico e próspero para todos, exigindo-se, portanto, um acompanhamento cuidadoso e uma forte promoção das medidas recomendadas para se chegar a este objetivo de sustentabilidade através da tecnologia.

Por fim, entende-se que, a ideia (e prática frutífera) da aplicação da tecnologia à sustentabilidade deverá proporcionar o surgimento de um novo campo de conhecimento que busca conhecer os fundamentos das interações entre sociedade e natureza para promover melhor o desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com