TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O compromisso da Philips em desenvolver suas operações comerciais de forma sustentável

Relatório de pesquisa: O compromisso da Philips em desenvolver suas operações comerciais de forma sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.915 Palavras (16 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 16

02 Reconhecimento

03 Responsabilidade Social

04 Responsabilidade Ambiental

05 Programa EcoVision

06 Análise SWOT

08 Concorrência Directa

12 Investigação

13 Design

14 Qualidade

15 Norma ISO 9001:2000

17 Comércio Electrónico

21 Sustentabilidade

25 Conclusão

26 Bibliografia

O empenho da Philips em desenvolver as suas actividades comerciais de forma sustentável é reconhecido com a mais alta qualificação no cenário internacional. A empresa faz parte, pelo terceiro ano consecutivo, do índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones.

A empresa participou no ranking das “100 Corporações Mais Sustentáveis do Mundo”, em 2005, durante o Fórum Económico Mundial em Davos (Suiça). As empresas foram seleccionadas pelas suas habilidades em gerir oportunidades estratégicas em novos mercados ambientais e sociais.

Além disso, a Philips é membro do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) desde 1993. O conselho é uma associação de 180 empresas internacionais unidas para o desenvolvimento sustentável, e reúne membros de 35 países e de 20 importantes sectores industriais. O crescimento económico, equilíbrio ecológico e progresso social são as principais vertentes nesse processo.

A Philips faz ainda parte do grupo de empresas envolvidas directamente com o Global Reporting Iniative – GRI, que criou parâmetros para a divulgação de relatórios empresariais de sustentabilidade. Estas empresas, que elegem parte do conselho que dirige a instituição, são um elemento fundamental para a estrutura de gestão do GRI e para a sua manutenção como uma instituição aberta, democrática e global.

A Philips coloca as pessoas no centro e para criar à volta delas é preciso compreendê--las. Isto significa que todas as actividades têm que ser guiadas bem como os consumidores e clientes experimentam os benefícios da tecnologia.

Durante o ano de 2004 a Philips procurou desenvolver um projecto que se integrasse no conceito de responsabilidade social da empresa. Após a análise de várias hipóteses, a empresa tomou a decisão de apoiar a Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro). A colaboração consta no patrocínio para manutenção de um piso da Casa Acreditar, que corresponde a quatro quartos, pelo período de um ano, a partir da data da assinatura do protocolo que se efectivou no dia 30 de Novembro de 2004.

Para além deste patrocínio e, ainda mais importante, é a participação de todos os empregados da Philips neste projecto, através de um variado leque de acções, entre os quais se contam o voluntariado – na casa e sempre que solicitados para outras iniciativas – o apoio na área administrativa, o acompanhamento das crianças e dos pais em passeios, fins-de-semana e outros, a colaboração em bancas de divulgação e/ou venda de produtos da Acreditar, a oferta de brinquedos, produtos de higiene, equipamento para a casa, etc.

Fachada da Casa Acreditar de Lisboa

Com uma tradição de política ambiental sadia há mais de 30 anos, a Philips é guiada pelo princípio básico que a prevenção é melhor do que a cura. A companhia considera a melhoria ambiental como uma oportunidade para a inovação, para tal trabalha no âmbito de minimizar os impactos dos produtos, dos processos e dos serviços.

Para se encontrar com este desafio a Philips Portuguesa participa na Sociedade Ponto Verde (desde 1997) e na Ecopilhas (2004) no sentido da recolha e tratamento de resíduos de embalagens e de pilhas, respectivamente, de acordo com as quantidades colocadas pela empresa no mercado nacional.

Durante o ano de 2004, a Philips constituiu um protocolo de colaboração com algumas das principais empresas do nosso país afectada pela directiva europeia que legisla os REE – Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos.

Este protocolo de colaboração serviu dois objectivos principais: o da constituição da Sociedade Gestora e a transposição para o direito interno da Directiva Europeia (Decreto-Lei nº 230/2004 de 10 de Dezembro), tendo uma estrutura composta por um Comité de Direcção – “Steering Commitee”, constituído por nove empresas das diversas categorias abrangidas pela directiva. O arranque desta sociedade deu-se em Agosto de 2005.

Criado em 1994, o programa EcoVision traz mais de 30 anos de preocupações da Philips com a questão ambiental. O Programa apoia-se em aspectos como a educação e a preservação ambiental e da responsabilidade com o meio ambiente para trazer novos produtos aos consumidores.

Este programa vai ao encontro do compromisso assumido pela emrpesa em tornar-se líder global de eficiência ecológica nas indústrias de iluminação e electrónica.

Como parte do EcoVision, o conceito EcoDesign foi criado pela Philips para conduzir o desenvolvimento de produtos e processos com consciência ambiental, baseado em seis critérios principais: peso, uso de substâncias tóxicas, consumo de energia, reciclagem e descarte final, tempo de vida útil do produto e embalagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com