TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de empreendedorismo no Brasil

Artigo: O conceito de empreendedorismo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Artigo  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  1.347 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do capítulo 1 e 2 do PLT 687 –Empreendedorismo

O conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, nos últimos anos, intensificando-se no final da década de 1990, mas tendo o período de 2000 a 2010 como um marco na consolidação do tema e sua relevância para o país. A preocupação com a criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade da diminuição das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos são, sem dúvida, motivos para popularidade do termo empreendedorismo. Isso porque, nos últimos anos, após várias tentativas de estabilização da economia, muitas grandes empresas brasileiras tiveram de procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado. Uma das consequências imediatas foi o aumento do índice de desemprego, principalmente nas grandes cidades onde a concentração de empresas é maior. Sem alternativas, os ex-funcionários dessas empresas começaram a crias novos negócios. Com o aumento da atividade empreendedora no país houve a criação de programas específicos voltados ao público empreendedor. Um exemplo foi o caso do programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, instituído em 1999, que teve como meta inicial a capacitação de mais de um milhão de empreendedores brasileiros na elaboração de planos de negócio, pois a maior parte dos negócios no Brasil são criados por pequenas empresas.

Foi no século XX que foram criadas a maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonados pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão. No momento presente , não se tem um movimento predominante, mas acredita-se que o empreendedorismo, irá cada vez mais, mudar as formas de se fazer negócios no mundo. O avanço tecnológico tem sido de tal ordem, que requer um número muito maior de empreendedores. A competição na economia também força novos empresários a adotar paradigmas diferentes.

As boas ideias, Know-how, um bom planejamento e, principalmente, uma equipe competente e motivada são ingredientes poderosos, que quando somados no momento adequado, acrescidos do combustível indispensável à criação de novos negócios – o capital –podem gerar negócios grandiosos em curto espaço de tempo. Isso era algo inconcebível a alguns anos. Há pouco mais de 20 anos o ensino de Administração era voltado ao foco de formar profissionais para administrar grandes empresas e não para criar empresas, os empregos oferecidos pelas grandes empresas nacionais e multinacionais, bem como a estabilidade que se conseguia nos empregos em repartições públicas, eram muito convidativos, com bons salários, status e possibilidade de crescimento dentro da organização.

O empreendedorismo é o combustível para o crescimento econômico, criando emprego prosperidade. Economistas e especialistas americanos são unânimes ao dizer que a resposta para a saída da crise continua sendo a mesma: estimular e desenvolver o empreendedorismo em todos os níveis. Todos estes fatores levaram um grupo de pesquisadores a organizar, em 1997, o projeto GEM –Global Entrepreneurship Monitor, uma iniciativa conjunta do Babson College, nos Estados Unidos, e da London Bussines School, na Inglaterra, com o objetivo de medir a atividade empreendedora dos países e observar seu relacionamento com o crescimento econômico.

No Brasil o movimento do empreendedorismo começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como SEBRAE ( Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que um dos órgãos mais conhecidos para auxilio na jornada empreendedora e a Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) criada com intuito de levar as empresas de software do país ao mercado externo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com