TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lucro é o objetivo da produção capitalista

Seminário: O lucro é o objetivo da produção capitalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Seminário  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

O trabalhador é explorado porque trabalha bem mais do que é pago, em tese tudo flui normalmente e de justa forma, porém, na prática o explorador acaba por ter o serviço do trabalhador sem despesa nem custo, pois este realiza seu trabalho além daquilo que o salário paga.

O trabalho acaba tendo duas vertentes: uma parte dele corresponde ao trabalho necessário, isto é, aquele em que há a correspondente remuneração; e a outra parte é exatamente o trabalho excedente, produtor de mais-valia, avindo de uma situação de exploração, que remete lucro somente ao capitalista. Porém, não há desmistificação deste modo explorador de trabalho, pois o trabalhador está envolvido nas relações de trabalho e recebendo o salário não há por que se rebelar, uma vez que precisa e sabe que a demanda por empregos é grande, isto é, o número de desempregados é assustador.

Portanto, neste âmbito, somente o trabalho excedente é mais interessante para o capitalista, pois é esse que vai garantir seu lucro e tornar seus investimentos e suas folhas de pagamento encaradas de maneira tal que não representa gastos nem custos e sim, retorno bastante vantajoso, lucro na certa.

O trabalhado está sempre submetido ao domínio do capital e, quando o capitalista não consegue ampliar sua jornada de trabalho, para obter mais produtos e mais lucros, acaba por exigir uma produção mais rápida, impondo ritmo e adquirindo maquinas que acelerem a produção. Desta feita, 'se correr o bicho pega e se ficar o bicho come'. Ou trabalha ou não participa do meio social como 'cidadão'; ou trabalha ou então será excluído; ou trabalha ou 'sorteia' sua vaga para dezenas que a esperam.

4.1. Lucro – o objetivo da produção capitalista

O produtor mercantil simples tem no dinheiro um mero meio de troca e seu objetivo é a aquisição das mercadorias de que precisa e que, portanto, vende para comprar, já o capitalista compra para vender, ou seja, o que ele visa com a produção de mercadorias é obter mais dinheiro. O sentido específico da ação do capitalista é, a partir de dinheiro, produzir mercadorias para conseguir mais dinheiro (D – M - D’).

O capitalista, dispondo de uma soma de dinheiro (D) compra mercadorias (M) – máquinas, matérias, instalações e força de trabalho e fazendo essa força atuar sobre as matérias no processo de produção (P), obtém mercadorias (M’) que vende por uma soma de dinheiro superior à que investiu (D’). É para apropriar-se dessa quantia adicional de dinheiro, o lucro, que o capitalista se movimenta: o lucro constitui seu objetivo, a motivação e a razão de ser do seu protagonismo social.

4.2. A produção capitalista: produção de mais-valia

Na fórmula D-M-D’, D é capital sob a forma de dinheiro. É com D que se inicia a produção capitalista. O capitalista compra M, isto é, um conjunto de mercadorias para iniciar um processo de produção (P) que se concluí quando está pronta a mercadoria que o capitalista pretende vender (M’); quando esta mercadoria é vendida o capitalista obtém D’ (recupera o dinheiro ele investiu acrescido da mais-valia).

Com uma parte de D, o capitalista adquire instalações, máquinas, instrumentos, matérias (brutas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com