TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Objetivo Da Contabilidade

Artigo: O Objetivo Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2012  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 3

O OBJETIVO DA CONTABILIDADE

Contabilidade é um sistema que avalia e que avisa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade a usuários.

As informações de natureza financeira e econômica constituem o núcleo central da contabilidade. O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

Os objetivos da Contabilidade, pois deve aderentes, de alguma forma explícita ou implícita, aquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório. Não tem sentido ou razão de ser a Contabilidade como uma disciplina “neutra”, que se contenta em perseguir uma “sua” verdade ou beleza.

A Contabilidade possui grande relacionamento com os aspectos jurídicos que cercam o patrimônio, mas, não raro, a forma jurídica pode deixar de retratar a essência econômica. Nessas situações, deve a Contabilidade guiar-se pelos seus objetivos de bem informar, seguindo, se for necessário para tanto, a essência ao invés da forma.

Por exemplo, a empresa efetua a cessão de créditos a terceiros, mas fica contratado que a cedente poderá vir a ressarcir a cessionária pelas perdas decorrentes de eventuais não pagamentos por parte dos devedores. Ora, juridicamente não há ainda dívida alguma na cedente, mas deverá atentar para a essência do fato e registrar a provisão para atentar a tais possíveis desembolsos.

Ou, ainda, uma empresa vende um ativo, mas assume o compromisso de recomprá-lo por um valor já determinado em certa data. Essa formalidade deve ensejar a contabilização de uma operação de financiamento (essência) e não de compra e venda (forma).

Noutro exemplo, um contrato pode, juridicamente, estar dando a forma de arrendamento a uma transação, mas a análise da realidade evidencia trata-se, na prática, de uma operação de compra e venda financiada. Assim, consciente do conflito essência forma a Contabilidade fica com a primeira.

É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO=PASSIVO+PATRIMONIO LIQUIDO)

QUAIS SEUS PRINCIPAIS USUARIOS E SUA NECESSIDADES?

Entre os usuários das demonstrações contábeis, incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Todos usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação. Essas necessidades incluem:

Investidores: são os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz. Eles necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimento. Os acionistas também estão interessados em informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos;

Empregados: são os empregados e seus representantes interessados em informações sobre a estabilidade e a lucratividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com