TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da logística na empresa

Artigo: O papel da logística na empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Artigo  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

O papel da logística na empresa:

A logística tem um papel muito importante na empresa, pois são expeditos mensalmente aproximadamente 70.000 toneladas de produtos pelas 5 unidades da empresa em regiões distintas do Brasil ( Colombo-PR, Rio de Janeiro-RJ, Goiânia-GO, Anápolis-GO, Simões Filho-BA ).

Estes produtos são transportados 100% via terrestre em carretas, trucks, rodotrens e bi-trens.

Em função disto, a equipe logística tem função de negociar, contratar, buscar alternativas e parceiros logísticos que consigam atender esta demanda e ter agilidade em solucionar os problemas enfrentados pelo setor logístico no Brasil.

- o que ela faz para buscar a competitividade e garantir a preferência do cliente:

São feitas negociações semestrais e anuais com os atuais parceiros, além da busca constante de alternativas logísticas que possam atender a empresa e satisfazer os clientes com agilidade, preço e qualidade da entrega. Os profissionais da área são treinados constantemente e participam de feiras, seminários e fóruns de discussões sobre o tema.

- se há um setor especializado ou se esse é terceirizado:

A equipe logística é formada por colaboradores da empresa, não é terceirizado. Os veículos são de empresas terceirizadas( transportadoras ).

- Quais os fatores priorizados pelos clientes da empresa:

Agilidade na entrega, preço competitivo e qualidade do serviço.

- Fluxo logístico:

O fluxo é iniciado com a previsão de vendas, onde temos a visualização do que será comercializado nos próximos meses e com isto fazemos as adequações necessárias.

Além disto, a carteira diária de vendas é direcionada para a equipe fazer as devidas solicitações/agendamentos de veículos, bem como checagem de disponibilidade de estoques dos produtos.

Após a confirmação do agendamento, chegada do veículo e disponibilidade dos estoques dos produtos, os veículos são cadastrados e direcionados ao carregamento da fábrica.

Após o carregamento os veículos seguem direto para a entrega, não efetuando transbordo ou carregamento em outros clientes.

- Cadeia de suprimento:

O início do processo da cadeia de suprimentos ocorre após as análises de MRP da previsões de demandas lançadas mensalmente em nosso sistema SAP.

Com isto, os analistas de materiais verificam as informações de necessidades x estoques atuais x pedidos em aberto x produtos em trânsito x lead time de nova compra e disparam, se necessário, uma requisição de compras para os Compradores locais ou corporativos da empresa. Cada produto tem um direcionamento interno na empresa, podendo ser comprador por um comprador que está em uma fábrica, ou pelo comprador corporativo que está na Sede em São Paulo, isto depende do tipo do produto, volume da compra, valor do produto e sua criticidade.

Os compradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com