TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Administração Da Produção Para A Estratégia Das Empresas

Ensaios: O Papel Da Administração Da Produção Para A Estratégia Das Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 4

1) O texto da Ford revela a preocupação atual das montadoras de carros no Brasil em colocar no mercado um produto com características solicitadas pelos consumidores, e assim, conseguir aumentar o número de vendas. Hoje em dia os consumidores querem carros bonitos, confortáveis, duráveis, ágeis e tudo isso a um preço acessível.

Para isso a Ford investiu na mecanização da produção com o objetivo de aumentar a produtividade, ou seja, com uma produção sincronizada a Ford conseguiu produzir mais com menos (ou seja, maximizar o sistema de produção) e com isso, diminuir o preço do produto junto ao cliente. Além disso, com a mecanização da produção a Ford conseguiu colocar no mercado carros com maior validade.

Assim, os objetivos de desempenho presente no texto são:

1) Objetivo qualidade: qualidade reflete na satisfação do consumir em adquirir determinado bem. Ela indicará a probabilidade de retorno do cliente. Internamente uma com boa qualidade se reduz custo, aumenta a confiabilidade e a rapidez.

2) Objetivo rapidez: rapidez significa o tempo que o consumidor receberá o produto. Para a maioria dos casos, quanto mais rápido o produto estiver disponível no mercado maior a probabilidade que eles venham a ser comprados. Internamente rapidez reduz estoque e reduz risco (diminui a saída do produto da fábrica, mais fácil prever o amanhã que prever daqui duas semanas).

3) Objetivo confiabilidade: realizar o processo no tempo estipulado para que o consumidor receba o produto dentro do prazo especificado. Internamente confiabilidade economiza tempo e dinheiro.

4) Objetivo flexibilidade: capacidade de mudar a operação de alguma forma, ou seja, capacidade de adaptar-se a mudanças no processo de produção (fabricar novos modelos, volume, prazo de entrega, entre outros).

5) Objetivo Custo: Em muitos casos os custos é o principal fatos da função produção. Quanto menor o custo menor pode ser o preço e mais competitiva (em relação ao preço) a empresa pode ser. Quase todas as empresas têm por objetivo minimizar os custos, assim, aumentar o lucro. Segundo Slack (2002) os custos são afetados pelos outros objetivos de desempenho, assim, uma forma de se atingir esse objetivo é melhorar o desempenho dos outros objetivos de desempenho.

“ No nível estratégico, os objetivos de desempenho relacionam-se com os interesses dos stokeholders da operação. Isso diz respeito à responsabilidade da empresa para com seus consumidores, fornecedores, empregados e sociedade em geral” (SLACK, P. 82, 2002).

2) O texto remete um case de Administração da Produção eficiente que nada mais é que um conjunto de atividades que geram bens e serviços por meio do processo de transformação de entradas em saídas, além de decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. Uma boa administração da produção detém o controle da função de produção, além de entender o mercado e a demanda dos consumidores; bem como, o entendimento das restrições na mesma, Ou seja produzir somente o necessário para atender a demanda otimizando, assim, a produção e minimizando custos.

No Texto a empresa FORD realiza uma modificação no sistema de produção (função de produção) incluindo a robotização (mecanização) como mencionado no texto “O trabalho é sincronizado. Cada segundo conta. Quando um carro entra na linha de montagem, ainda em forma de esqueleto, os fornecedores são acionados e o pedido de peças aparece na tela do computador, especificando a quantidade e hora de entrega”. Isso que aumentou a produtividade da empresa. Ela também realizou uma pesquisa de mercado para entender o desejo do consumidor para assim, focar a produção no que o consumidor realmente quer, além de melhorar a qualidade do produto e preços de vendas atrativos. Essa administração da produção fez com que a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com