TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de comportamento organizacional e o quão importante é o seu papel na organização ou da empresa

Trabalho acadêmico: O conceito de comportamento organizacional e o quão importante é o seu papel na organização ou da empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ALEXSANDRO RIBEIRO BEZERRA RA: 415837

OTONIEL SILVA GOMES RA: 415863

FABIAN NASCIMENTO LINS RA: 429110

MARCELO SILVA DOS SANTOS RA: 407463

ROSINALDO LOPES MORAES RA: 415822

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS.

PROFA.: MA. KAREM GRUBERT ROJAS

MANAUS 15 DE ABRIL DE 2013

Introdução

Este trabalho aborda os conceitos do Comportamento Organizacional e como é importante sua função dentro de uma organização ou empresa, uma cultura que é transpassada de pessoa para pessoa, com o intuito de melhorar o comportamento e o desempenho de um individuo dentro do âmbito organizacional.

O trabalho tem como objetivo mostrar os conceitos e definições do comportamento organizacional e, detalhar alguns dos sistemas usados no âmbito organizacional, abordando também os conceitos de inovação nas organizações, as variadas características de uma equipe que levam ao sucesso e, ao fracasso, o uso dos métodos de comunicação e percepção que um gestor deve ter, para que o indivíduo dentro do âmbito organizacional trabalhe com mais produtividade e desenvolva o trabalho em equipe.

Este trabalho esta dividido em 4 capítulos. O capitulo 1 esta abordando o conceito de comportamento organizacional. O capitulo 2, o conceito de inovação dentro das empresas para melhoria de seu ambiente. O capitulo 3, estamos identificando as características do trabalho em equipe, e os métodos de utilização das lideranças no comportamento organizacional. O capitulo 4 abordamos o a compreensão de eficiênciae eficácia e a importância da comunicação no ambiente organizacional.

O comportamento organizacional se tornou necessário nos dias atuais, pois o ser humano tem variadas formas de personalidade que se forma ao longo do desenvolvimento e se expressa através de seus comportamentos. Para conhecer as personalidades o estudo do comportamento vem sendo aprimorado para que, ao se contratar um individuo, saber quais são seus interesses, defeitos e qualidades.

Outros aspectos, também relevantes, são os atributos psicossociais dos indivíduos, os movimentos dos grupos sociais dentro das empresas, que se manifestam através do comprometimento organizacional, clima e satisfação no trabalho. O diagnóstico obtido a partir das informações quantitativas e qualitativas possibilita o redirecionamento organizacional, através do estabelecimento de estratégias, correções de políticas e práticas, reorganização dos grupos de trabalho, formação de equipes de alto desempenho, dentre outras ações que viabilizarão as vantagens competitivas da empresa. Ao se investigar o impacto do comportamento dos indivíduos, grupos e estrutura cria-se a possibilidade de prever, explicar, compreender e intervir na dinâmica organizacional, promovendo a melhoria e eficácia organizacional, aumentando sua produtividade e o desempenho de seus colaboradores, dentro de uma perspectiva de qualidade de vida e satisfação do indivíduo no trabalho.

E necessário hoje em dia existir empresas eficientes no ramo em que atuam, pois dessa forma podem adquirir mais bens com menor custo possível, para ter competitividade é fundamental que haja eficiência em uma organização, ter uma gerencia eficiente para realizar uma tarefa do melhor jeito possível, mas no final disso tudo deve haver eficácia para que todo o processo seja completo e não haver prejuízos, como mão de obra, matérias, e também tempo. Em uma organização deve haver todos esses fatores, gerencia bem estruturada, uma produção eficiente e eficaz.

Capitulo 1:

Definição de Comportamento Organizacional.

Podemos definir Comportamento Organizacional como uma cultura que é transpassada para as pessoas, com intuito de melhorar o convívio dentro das empresas, padronizarem uma forma de comportamento e satisfazer seus clientes.

O comportamento Organizacional é importante porque se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos. E tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e sociais.

Com foco no estudo do comportamento humano, com ênfase em ações e atitudes de cada individuo, com o objetivo de atingir a cidadania organizacional.

O Comportamento Organizacional Explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos. Prevê Eventos Futuros, e através de uma ação especifica, estabelece resultados. Controla a contribuição do colaborador dentro do ambiente organizacional.

Identifica-se especificamente com estudo de pessoas/grupos e interações nas estruturas organizacionais. Abrange conhecimento em psicologia, sociologia e administração; com foco em quatro tipos de comportamento: Produtividade, Absenteísmo, rotatividade e Cidadania Organizacional. Preocupa-se com a Eficiência e a Eficácia no Trabalho.

A melhoria das habilidades humanas gera motivação, satisfação no trabalho, comunicação eficiente, liderança, etc. Deve-se ter qualificação e compreensão de culturas, aceitando todos os tipos de raças existentes, condições sexuais, deficiências, etc.

Se deve fortalecer as pessoas, e dar poder para realizar, influenciar e melhorar não só na vida pessoas, mas nas organizações principalmente. A criatividade é um ponto chave para a inovação e mudanças.

O temperamento das pessoas pode afetar a imagem das organizações, o comportamento organizacional é aplicadopara ensinar as pessoas a separarem vida pessoal da vida profissional, cautela nas palavras e em ações é importante. Ter equilíbrio pessoal e profissional é fundamental para a satisfação de ambas as partes. Um desafio importante é que as pessoas se sintam competidoras, estejam sempre preparadas para a competitividade das organizações.

O comportamento ético é necessário parauma forma de se expressar dentro da organização, sendo assim, criando um clima saudável entre organização e com seus funcionários. Fazendo com que seus funcionários possam realizar seus trabalhos com produtividade.

Definições para Comportamento Organizacional

Os autores de um artigo sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com